Três primeiras semanas de gravidez

As três primeiras semanas de gravidez são as mais frágeis, pois é o período em que as mulheres enfrentam as maiores mudanças no corpo.

teste de gravidez positivoPassar por uma gravidez é com certeza uma fase muito importante na vida de qualquer mulher. A gravidez, sendo desejada ou não muda a vida da futura mamãe, pois desde os primeiros sintomas a sensação de ser mãe passa a existir dentro da mulher. É muito importante que uma gravidez seja sempre bem vinda, pois quanto mais tranquila a mulher ficar durante a gravidez, mais tranquila será a sua gestação. Logo nas primeiras semanas algumas mulheres passam por transformações no corpo, isso por que o corpo já está se adaptando com o bebê, um corpo novo que está ali por um tempo passageiro. Para que você entenda melhor como e quais são essas mudanças nas três primeiras semanas de gravidez, confira abaixo as informações necessárias.

Primeiras mudanças no corpo na gravidez

Como cada mulher tem um organismo diferente, acontece muito de os sintomas surgirem em tempos diferentes em cada uma. Há mulheres que durante as três primeiras semanas de gravidez já sentem tonturas, dores de cabeça, aumento da fadiga, inchaço no corpo, escurecimento dos mamilos e desejos incontroláveis por determinados alimentos.

Você também poderá sentir nessas três primeiras semanas um grande desconforto, pois é nesta fase que seu bebê se acomoda na parede do útero, proporcionando-se assim nas três primeiras semanas vários outros sintomas desconfortantes da gravidez.

Mudança de humor na gravidez

Nas três primeiras semanas é muito comum observarmos frequente instabilidade emocional, maior inquietação, irritabilidade, ansiedade e também insegurança, pois é durante essas três primeiras semanas que as chances de uma possível interrupção da gravidez são maiores, por isso a mãe se sente mais nervosa e insegura. Durante as três primeiras semanas o embrião ainda é muito pequeno e não possui formato de um ser humano, assemelhando-se a uma “sementinha”.

Talvez pelo aspecto frágil e vulnerável do feto, a gestante sinta receio de perder seu bebê, após essas três primeiras semanas ela tende a sentir-se mais estável emocionalmente e também mais segura quanto ao seu bebê durante toda a gravidez.

gravida sentada na cozinha

Bebê três semanas de vida

Nessas três primeiras semanas o bebê é chamado de zigoto, e já está acomodado na parede do útero. Milhões de células nestas três primeiras semanas estão se multiplicando para a formação total do bebê, mas ainda não há nenhuma mudança perceptível física, e sim formações internas, é normal ainda nestas três primeiras semanas o aumento da secreção íntima da mulher, pois é quando a placenta está começando a se formar.

Nessas três primeiras semanas de gravidez toda atenção é necessária, principalmente em relação à alimentação, é preciso evitar ou diminuir o consumo de café e chá, pois eles aumentam as chances de seu bebê nascer com baixo peso. Lembre-se sempre de fazer exames constantes e o pré-natal para que você acompanhe o bom desenvolvimento do bebê na gravidez.

Publicado por Caroline
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades