Home » Trabalho

Seguro desemprego quem tem direito

O seguro desemprego é direito de todo trabalhador que foi demitido e que tenha mais de 6 meses de registro, veja mais informações.




Seguro desemprego quem tem direito

Primeiramente a pergunta deve ser o que é o seguro desemprego? O seguro desemprego nada mais é do que uma assistência financeira concedida a uma pessoa que foi demitida sem justa causa ou para um trabalhador que tenha seu contrato de trabalho suspenso por ter que fazer um curso de qualificação profissional nesse caso seria oferecido pelo próprio empregador. As pessoas que podem receber esse seguro são aquelas que trabalharam registradas e receberam salários nos últimos seis meses ou trabalharam ao menos seis dos últimos 36 meses com a carteira assinada, não pode possuir renda própria para o seu próprio sustento ou o da família o trabalhador tem que comparecer com a carteira de trabalho e o termo de rescisão contratual de trabalho devidamente quitado, pois isso é o que vai poder comprovar o cumprimento de tudo o que citamos acima. Para trabalhadores domésticos a situação é diferente e está pessoa tem que ter exercido ao menos 15 meses de trabalho antes dos últimos 24 que antecederam a sua dispensa, é necessário ainda possuir inscrição como contribuinte individual na previdência social e estar em dia com as suas contribuições.

O valor do seguro desemprego será calculado através do salário que o empregado ganhou nos últimos três meses, para se ter noção quem ganha acima de mil reais irá receber algo em torno de 800 reais. Têm direito a receber o seguro desemprego todas as pessoas que tem carteira assinada e que contribuem com a previdência social. Após ser demitido sem justa causa o trabalhador vai receber do empregador um documento de requerimento ao seguro desemprego que terá de ser preenchido e entregue no INSS, o melhor a fazer nesses casos é procurar um “Poupatempo” mais próximo e as pessoas que lá trabalham irão avaliar o documento e ver se você tem direito ou não a receber esse beneficio. As parcelas serão pagas de acordo com o tempo que a pessoa trabalhou nos últimos 36 meses caso tenham sido até 23 serão quatro parcelas, acima deste tempo serão cinco parcelas de acordo com aquilo que se ganha. Caso você tenha sido demitido sem justa causa vá atrás de seus direitos porque é lei e com certeza você vai poder garantir um pouco de seu salário para sustentar a casa.

Publicado por Talita
Revisado em 24/09/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar