Home » Dicas » Beleza

Saúde das unhas

As unhas também podem sofrer com alguns problemas sérios que podem causar quebra e rachadura. Saiba mais sobre o assunto.

Saúde das unhas

Não basta usar aquele esmalte da moda para deixar as mãos mais bonitas, é essencial também cuidar da saúde das unhas, já que a fragilidade e a descamação são problemas mais que normal na vida das pessoas, principalmente das mulheres, que são as que mais sofrem. É fato que existe uma escassez de informações sobre o assunto, o que acaba dificultando ainda mais a identificação do problema. Confira os tópicos abaixo e saiba mais sobre a saúde das unhas.

Unhas Fracas

É muito comum que a fragilidade da unha ocorra por causa da falta de nutrientes no organismo, ou seja, a pessoa acaba não ingerindo as vitaminas necessárias para o fortalecimento das unhas. Mas, além desse problema, existe uma condição conhecida como síndrome de unhas frágeis, porém a pessoa só é diagnosticada com essa síndrome quando todas as outras opções forem excluídas. Dentre os problemas que podem afetar as unhas, podemos destacar:

Unhas frágeis

Doenças dermatológicas - como psoríase, líquen plano e micose;
Pessoas que roem as unhas;
Pessoas que manipulam as unhas excessivamente;

Então só é considerado como síndrome de unhas frágeis quando se consegue desviar dos problemas citados acima. A síndrome de unhas frágeis podem ter as mais variadas causas e, os mais propensos ao seu desenvolvimento são os violinistas, tecladistas, datilógrafos entre outros.

Isso porque, o movimento constante acaba causando traumas nas unhas e, a queratina (proteína responsável pelo desenvolvimento da unha) não consegue “curar” a unha ao mesmo tempo em que o trauma acontece.

Como fortalecer as unhas?

Para evitar que a unha quebre, para que o esmalte dure mais e até mesmo prevenir algumas doenças que possam aparecer, não basta só apostar nos esmaltes da moda e assim ter as unhas lindas, mais é preciso alguns cuidados como:

Dicas para fortalecer as unhas

Fazer as unhas semanalmente para mantê-las limpas;

Evite retirar toda a cutícula, já que a proteção da raiz das unhas;

Usar produtos que possam fortalecer as unhas. Opte pelos produtos que não possuem formol na sua composição;

Para a unha não escamar e nem ficar fraca, entre um esmalte e outro é importante que a unha fique uns dois dias sem, para que a mesma possa respirar;

Prefira removedores de esmalte ao invés das acetonas;

Para uma maior proteção da unha, use base antes de aplicar o esmalte, pois a base protege a unha das pigmentações do esmalte;

Usar hidratantes para as cutículas diariamente, o que ajuda muito na proteção da raiz das unhas;

Produtos de limpeza podem estimular o aparecimento de alergias e micoses, então sempre use luvas para tarefas domesticas;

Invista em uma alimentação rica em vitaminas, já que são de extrema importância para a saúde e fortalecimento das unhas.

Como fazer as unhas?

Fazer as unhas não é uma das tarefas mais difíceis, mas é necessário treino e principalmente tempo, para que elas possam ficar bonitas e saudáveis. Para fazer as unhas é necessário:
Corte as suas unhas no formato em que você desejar, seja ela quadrada ou arredondada e depois acerte com a lixa.

Lixando as unhas

Retire as cutículas, mais lembre não tire tudo para poder manter a saúde das unhas.

É hora de passar a base antes de passar o esmalte.

Passe o esmalte que desejar.

Passe o top coat ou uma cobertura extra brilho, para o seu esmalte durar mais.

Limpe bem os cantos com o palito.

Aplique um spray ou óleo secante.

É importante fazer a unha semanalmente, tire o esmalte com removedor ao invés de acetona, e deixe a sua unha respirar por dois dias, antes de fazer a unha novamente.

Publicado por Roberto Amorim Cavalcanti
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar