Sangramento das gengivas e nariz

Sangramento na gengiva ou nariz, não é algo normal. Saiba como evitar e tratar as possíveis causas de doenças da boca e nariz.

O nosso corpo é uma máquina incrível, capaz de nos avisar quando algo não vai bem. Por isso precisamos estar atentos aos sinais que o nosso corpo emite, assim é possível saber quando precisamos dar uma atenção especial ao nosso organismo e buscar ajuda profissional.

Aqui vamos falar de duas situações que podem ser características de problemas sérios: o sangramento das gengivas e do nariz. Você sabe o que pode causar esse sangramento? Confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto:

saude bucal

Sangramento das gengivas e nariz: Causa

O sangramento da sua gengiva acontece para indicar que a sua saúde bocal não está bem. Ela acontece porque existe uma inflamação na sua gengiva, normalmente causando o sangramento durante a escovação, mas também pode acontecer em qualquer momento do seu dia, dependendo do nível da inflamação.

mordida gengiva

Esse problema é conhecido como gengivite, que acontece quando a placa bacteriana se acumula entre os dentes e a gengiva e, se não for retirada corretamente o problema certamente irá piorar, evoluindo para o tártaro e no casos mais graves desenvolve a doença chamada de priodontite.

Já o sangramento do nariz, geralmente acontece com um determinado vaso sanguíneo mais maleável que fica na parte dianteira do nariz. Essas hemorragias normalmente não indicam problemas mais graves, porém se for um sangramento intenso o ideal é buscar ajuda médica imediatamente.

gengiva

No geral, o nariz costuma sangrar quando esses vasos são danificados, o que pode acontecer, por exemplo, quando o ar está seco demais. Isso faz com que as membranas nasais também fiquem secas, o que as deixa vulneráveis para infecções e hemorragias. Outra causa desse sangramento é cutucar o nariz.

Além disso, alguns problemas de saúde podem intensificar o problema e fazer com que as hemorragias sejam mais intensas, motivo que é preciso consultar um médico. Essas causas podem ser alergias, sinusite, rinite, uso de substâncias impróprias para o ser humano, resfriado, desvio de septo, sprays quando usados frequentemente, anticoagulantes e ainda exposição a produtos químicos.

Doenças mais graves como a leucemia e hemofilia também podem levar as hemorragias nasais intensas.

Sangramento das gengivas e nariz: Dicas e recomendações

Tanto o sangramento das gengivas como o do nariz precisa de cuidados. Vamos falar primeiro de suas gengivas!

fiodental gengiva

O ideal é fazer a limpeza bucal adequada todos os dias, como escovar os dentes, a língua, usar fio dental e enxaguante bucal. Além disso, é preciso visitar com freqüência o seu dentista, ele poderá fazer uma limpeza mais profunda para você se livrar do tártaro. Em casos mais sérios, converse com o seu dentista e ele irá recomendar o tratamento adequado para o seu caso.

Já com os sangramentos do nariz, primeiramente é preciso saber o motivo. Caso seja as causas comuns como o ar seco, você precisará tomar alguns cuidados como umidificador de ar quando possível. Evitar cutucar ou assoar o nariz com força também ajuda.

sangramentonariz.1jpg

Além disso, é preciso evitar o uso de medicamentos que interfiram na coagulação do sangue, bem como evitar atividades que possam acabar danificando os vasos sanguíneos, como o levantamento de peso.

Se o problema persistir, o ideal é buscar ajuda médica, pois o problema pode ser outro como as doenças respiratórias, por exemplo.

Veja mais sobre Doenças da Gengiva no vídeo a seguir:

Publicado por Ananda Morales
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar