Onde denunciar uma empresa

Se você quer denunciar uma empresa, mas não sabe onde fazer?! Então, fique atento às dicas e veja algumas instituições para reclamações.

Fazer uma denúncia

Muitas empresas infelizmente trabalham de forma irregular infringindo as leis do país, que vão desde as formas de trabalho, em que são submetidos os funcionários, até os produtos oferecidos aos consumidores.

Os cidadãos, diante dessas irregularidades, não devem ficar calados e se você já foi vítima de alguma delas e não sabe o que fazer fique atento às informações e saiba onde denunciar uma empresa.

Com certeza você não quer se comprometer, por mais que a empresa esteja errada, você não pode causar uma revolução interna, por isso é preciso saber mais detalhes antes de denunciar uma empresa.

Denunciar empresa Vigilância Sanitária

Várias empresas trabalham em situações precárias de higienização, como a falta de água e em alguns casos infestação de animais que resultam em contaminação dos produtos oferecidos para o público consumidor, enfim, são muitas irregularidades cometidas dentro de algumas empresas e de certa forma também aos funcionários.

Anvisa

Para denunciar essas irregularidades acesse o site Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e preencha o formulário de denúncias que também serve para solicitações e reclamações, com o intuito de denunciar uma empresa e fazer com que a mesma corrija as devidas irregularidades. Acesse o portal da ANVISA para mais informações.

Denunciar empresa no Procon

O Procon é o Sistema de Proteção ao Consumidor que deve ser acionado para denunciar empresas que apresentam irregularidades, como propagandas enganosas ou casos que o consumidor se sinta enganado por alguma loja, por exemplo, muitas vezes em caso de promoções também enganosas.

A primeira atitude a se tomar, é falar com o gerente do local, caso não haja acordo procure falar com algum superior a ele para resolver o problema. Caso não seja resolvido, diga que irá atrás de seus direitos, no Procon, pois na maioria das vezes a empresa prefere resolver sem que ocorra denúncias.

Procon

Você poderá fazer esse procedimento através da internet acessando o órgão de defesa do consumidor, outro local onde é permitido são os postos de atendimento do Procon em sua cidade.

Lembre-se, antes de fazer essa reclamação formalmente no Procon, é necessário primeiramente buscar um acordo com a empresa, alertando-os das irregularidades, porém, se não houver melhorias nem acordo, dai então procure o Procon.

Denunciar uma empresa ao Ministério do Trabalho

O RH (Recursos Humanos) é um dos departamentos de uma empresa que mais se encontra irregularidade em relação aos registros dos funcionários. Muitos passam  tempos sem registro na carteira e trabalham em condições precárias e não têm seus direitos garantidos. O adequado é que você tente conversar com seu gestor antes de fazer a denúncia, pois talvez tudo seja resolvido antes com a conversa.

ministerio do trabalho

Caso não haja acordo, o mais indicado é denunciar ao Ministério do Trabalho, não há necessidade de se identificar, basta apenas informar os dados da empresa em que você trabalha, quais são as irregularidades e pedir que um fiscal faça uma visita à empresa o mais rápido possível.

No dia da visita o fiscal irá solicitar a apresentação de documentos que comprovem – ou não – se há registro de todos os funcionários, caso haja alguma irregularidade, a empresa será obrigada a regularizar tudo e ainda pagar uma multa. Acesse o Portal do Trabalho e Emprego para maiores informações, veja também outras formas e onde denunciar uma empresa, seja pela internet, carta ou fax.

Denunciar uma empresa pela internet

Com todo o avanço da tecnologia, hoje podemos contar com o Reclame aqui, um site a favor da democracia e o direito do consumidor. O Reclame aqui disponibiliza aos seus usuários um ficheiro das empresas, assim, antes de você contratar algum serviço ou realizar uma compra, você pode consultar o site para ver se ele possui muitas reclamações e se a empresa possui bons serviços e atendimento.

reclame-aqui

Agora que você já sabe onde denunciar uma empresa que apresenta irregularidade, não perca tempo e denuncie já, não se cale diante das injustiças e aguarde, pois logo as irregularidades serão resolvidas.

E para mais informações sobre denúncia assista o vídeo do YouTube sobre dicas do PROCON e compras.

Publicado por Caroline
Revisado em 08/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • lauterio kuehne

    14/08/17

    Onde denunciar uma empresa que esta com o sindicato errado? como proceder em um caso desses?
    responder
  • cleiton

    07/04/16

    Como faço para denunciar uma empresa em que eu trabalho e tem uma diferença gritante de salarios de mesmas pessoas que realizam a mesma função e recebem salario maior que o meu!!! e tem o mesmo tempo de casa!!!
    responder
  • morena

    01/12/15

    Trabalho em uma empresa o meu salário em carreira e 1125 e tralho das 10 as 20( mas nunca fico sempre saiu mas tarde20:49 as 21:00) folgo sempre na quinta, e aos sábado entro as 07:00 as 20:40/21:00 e aos domingo entro as 07:00 ate as 15:45. porem recebo 1500 por mês. se eu quiser folgar um domingo do mês eles desconto o meu dia alegando q paga mas . isto está certo?
    responder
  • reginaldo

    11/10/15

    Sofri um golpe de uma empresa como faço para denuncia-la?
    responder
  • tony monteiro

    31/05/14

    Trabalho em uma empresa de transporte e turismo, já estou a 4 meses e nunca me deram folga no domingo, como faço para denuncia -la ?
    responder
  • andrea

    09/03/14

    Estagiei externamente em uma empresa, depois de um tempo trabalhado o dono simplesmente desapareceu, não me pagou. quero saber como e o que posso fazer para denunciar essa empresa. ligo para ele mas não consigo, email ele não me responde.
    responder
  • adao querino soares

    24/02/14

    Quero que façam uma vistoria na empresa que vi poi na mesma existem muitos criadouro do mosquito da dengue
    responder

Comentar