O desmatamento no Brasil

Conheças algumas das causas e consequências do desmatamento no Brasil e saiba o que é necessário para que isso acabe de vez.

Desmatamento.O desflorestamento, assim inicialmente chamado, começou desde que os portugueses descobriram o país e não parou mais, porém só hoje é que as autoridades estão dando certo valor ainda não suficiente, mas o sinal de preocupação já é um grande passo. O desmatamento e queimadas se iniciou no Brasil devido ao valor que o pau-brasil tinha na Europa ao ser comercializado, então os portugueses queriam lucrar com isso dando início a exploração na Mata Atlântica, a madeira do pau-Brasil era muito usada para a confecção de móveis, tingimento de tecidos e instrumentos musicais, o que geravam caravelas carregadas de toras da madeira para o comércio europeu.

Atualmente acompanhamos a devastação na Floresta Amazônica que teve milhares de hectares tomados por madeireiras que se instalaram ilegalmente para fazer a exploração, as duas florestas são as maiores vítimas do desmatamento no Brasil.

O desmatamento no Brasil com urbanização

Desmatamento urbano.Outro grande fator que influenciou o desmatamento no Brasil e em todo o mundo foi à urbanização, as mais importantes metrópoles sofreram um surto urbano, o que levou a construção de muitos edifícios, polos industriais, rodovias e propriedades privadas voltadas ao comércio, fazendo com que diminuíssem as áreas verdes, gerando consequentemente o crescimento populacional, desenfreando o problema que acontece em todo o mundo que devastam áreas verdes importantes, muitas vezes por descuido, desleixo ou simplesmente interesses econômicos.

O desmatamento no Brasil e no mundo

Desmatamento do mundoAs florestas estão sendo devastadas no mundo todo com o corte da madeira, exploração mineral, construção de hidroelétricas trazendo malefícios incontáveis para o meio ambiente. Para evitar este problema todos devem se unir para cada um fazer sua parte, por isso evite comprar móveis sem fiscalização e selo de garantia, quando compram estará contribuindo para o desmatamento ilegal, plante árvores, incentive as crianças a cuidar e proteger o meio ambiente.

Não jogue bitucas de cigarro e nem queime terrenos e áreas nativas, além de destruir a flora, ou seja, toda a vegetação presente, está destruindo também o habitat natural de muitos animais e consequentemente colocando-os em risco de extinção, por isso vamos preservar o planeta em que vivemos.

Veja mais sobre o desmatamento no Brasil no vídeo abaixo.

Publicado por Talita
Revisado em 26/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar