Novelas antigas da rede globo

As novelas antigas da Rede Globo marcaram as últimas gerações, relembre algumas tramas que fizeram sucesso e deixaram saudades.

rede Globo logoHá várias gerações a Rede Globo de Televisão entra na casa das famílias brasileiras e leva consigo aquilo que já é quase uma paixão nacional: a telenovela. E para aqueles que dizem que novela é coisa de mulher, saibam que estão muito enganados.

Estudos realizados pelo IBOP nos últimos vinte anos apontam: os homens têm assistido cada vez mais novela e já representa metade do público espectador. Isso mostra o espaço da ficção televisiva tende apenas a aumentar.

Mas, se o futuro da novela parece garantido, é igualmente brilhante seu passado. Ao longo das últimas décadas muitos sucessos foram lançados, prendendo a expectativa de milhares de espectadores e, muitas vezes, fazendo o país parar para assistir um capítulo final de novela.

Essas novelas ganharam muitos fãs e espectadores que pensam nelas como parte da “fase de ouro da televisão” brasileira. E não estão errados. Nos últimos lançamentos de novelas em box para DVDs e Blue-Ray estiveram presentes muitos títulos de novelas hoje tidas como clássicas.

rolo-de-filme

Foram sucessos que fizeram época e marcaram a história da televisão e da dramaturgia brasileira, consagrando grandes nomes da nossa cultura. E se você é um desses saudosistas dos tempos das “grandes” novelas ou está apenas curioso para saber mais sobre o assunto, preparamos uma lista com as melhores novelas da fase de ouro da tv:

Novelas antigas da Rede Globo anos 90

Um grande sucesso dos anos 90 foi a novela Vamp, que estreou em 15 de julho de 1991 e foi até 08 de fevereiro de 1992. Protagonizada por Cláudia Ohana, Reginaldo Faria, Ney Latorraca e Fábio Assunção. Conta a história da estrela de rock Natasha, que vendeu sua alma ao conde Vladymir Polanski.

Vamp

Todavia, essa história está ligada com acontecimentos de suas vidas passadas, quando Natasha fora o amor do conde, que agora se recusa a deixá-la partir. Sua única esperança de ser livre é matando o vampiro, usando para isso Cruz de São Sebastião, que está perdida e precisa ser achada. Uma história vampiresca com uma boa dose de amor, terror e comédia.

Outro grande sucesso foi a novela Por Amor, que foi ao ar em 13 de outubro de 1997 a 23 de maio de 1998, totalizando 191capítulos. Com um elenco de peso, a novela contou no elenco com nomes como Regina Duarte, Gabriela Duarte e Antônio Fagundes.

Por amor

Mãe  e filha engravidam na mesma época, todavia, a filha perde o bebê no parto e não mais poderá ter filhos. Para poupá-la da dor, a mãe troca os bebês. Mas dessa decisão muitos problemas irão surgir. Uma comovente história sobre o poder do amor e até onde se pode ir por ele.

Novelas antigas da Rede Globo anos 80

A novela Roque Santeiro, que foi ao ar em 1985 e teve 209 capítulos, teve no elenco José Wilker, Regina Duarte e Lima Duarte. Contou a história de um santo que está bastante vivo e pretende voltar para a cidade de Asa Branca, acabando com o mito de sua morte pela cidade, que tanto beneficia poderosos.

Roque Santeiro

Para evitar que a verdade venha à tona, muita confusão terá que acontecer. Uma aventura hilária que bateu verdadeiros recordes de audiência.

Estreou em 1989 a novela O Salvador da Pátria, com 185 capítulos, foi um verdadeiro sucesso de audiência. Conta a história do boia fria Sassá Mutema, que se passa por um poderoso fazendeiro para ajudar seu patrão a esconder a amante, mas quando essa é morta acaba levando a culpa.

o salvador da pátria

Mas, isso o deixa famoso, e como resultado vira o prefeito de sua cidade, e passa a tentar mudar a situação de seu povo, combatendo o tráfico e os interesses políticos dos vilões.

Novelas antigas da Rede Globo anos 70

Indo ao ar em 1972, a novela Selva de Pedra faria tanto sucesso que ganharia um remake na década seguinte.

Selva de Pedra

Trazia no elenco nomes como Francisco Couto e Regina Duarte, é a história de um homem ambicioso, tentando se equilibrar entre o mundo material e espiritual, e cujo amor está divido entre duas mulheres: a humilde Simone e a rica Fernanda. Durante a novela fica a grande questão: qual das duas irá escolher?

A novela Pecado Capital que estreou em 1975 também foi a primeira novela à cores das 20h. Teve 167 capítulos e no elenco Francisco Cuoco, Betty Faria e Lima Duarte. A história conta as aventuras de um taxista que após achar uma bolsa de dinheiro no banco de trás muda de vida e se torna rico.

Pecado Capital

Mas o dinheiro veio de um assalto e ele descobre que a assaltante, que fora tão vítima quando ele está com muitos problemas por ele não ter devolvido a bolsa.

Com peso na consciência, decide ajudá-la, e termina se casando com ela, mesmo estando apaixonado por outra. Começa então uma complicada situação que mudará a vida de todos os envolvidos. Um clássico que bateu todos os recordes de audiência de então.

Publicado por Andre Moreira
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar