Meios de comunicação antigos e atuais

Saiba mais sobre a história dos meios de comunicação e conheça exemplos de aparelhos antigos e atuais, tão necessários à sociedade.

Pintura rupestreO ser humano sempre teve a necessidade de interagir com os demais, não apenas para se descontrair e desenvolver relacionamentos, mas também trocar conhecimento e informações importantes.

Durante a Pré-História, na época das cavernas, já havia um meio de comunicação simples: as próprias pinturas feitas nas pedras, que transmitiam a mensagem através dos desenhos.

Com a invenção da escrita (quando se inicia a História) a comunicação passou a ser muito mais completa e eficiente, utilizando como meios o papiro (precursor do papel), a pedra e as placas de argila. Confira a seguir os outros meios de comunicação antigos e atuais utilizados pelo homem.

Meios de comunicação antigos

Carta com pena e envelope

No Egito, ainda na época dos antigos faraós, surgiu o correio, um meio de comunicação que enviava cartas e documentos de um lugar ao outro. Os antigos “mensageiros”, encarregados de entrega-las, percorriam quilômetros de forma rápida e eficiente, e por muito tempo este foi o único meio de comunicação à distância que permitia às pessoas terem notícias de quem estava longe.

Telégrafo

Mais tarde, surgiu o telégrafo, um meio de comunicação que passou por diversas fases e utilizou diferentes materiais antigos, como tochas, tambores, fumo e, finalmente, eletricidade. Tratava-se de um emissor de mensagem que gerava sequências de sinais a serem decodificadas por outro meio de comunicação similar, posicionado em um lugar diferente (o telégrafo elétrico, por exemplo, trabalhava com o código Morse).

Meios de comunicação atuais

Televisão antiga

Depois dos antigos telégrafos surgiram outros meios de comunicação que se perpetuam até hoje, podendo ser considerados atuais, apesar de não tão novos. É o caso do jornal, publicação impressa com notícias, notas e colunas, do rádio, aparelho de som que utiliza ondas, do telefone, que estabelece uma chamada na qual duas pessoas podem falar e ouvir uma à outra, e da televisão, emissora de imagens e sons, considerada o maior meio de comunicação em massa.

Tablet ligado

Recentemente, difundiu-se um dos principais meios de comunicação atuais, utilizado globalmente: a internet. Ao contrário dos antigos, não necessita de grandes aparelhos e é muito mais portátil. Utilizando a rede através de um pequeno computador ou dispositivo, é possível conectar-se com pessoas de qualquer lugar do mundo instantaneamente, a qualquer hora.

Se nos tempos antigos era possível e aceitável esperar meses para receber alguma notícia, nos dias atuais, com a constante globalização ao redor do mundo, é praticamente impossível não comunicar-se de alguma forma. Precisamos dos meios de comunicação para tratar de assuntos pessoais e profissionais, gerenciar nossos relacionamentos e saber o que acontece ao nosso redor.

O seguinte vídeo apresenta mais detalhes sobre a evolução dos meios de comunicação atuais e antigos.

Saiba mais sobre meios de comunicação antigos e atuais

Publicado por Luane
Revisado em 24/10/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • katia

    05/09/17

    Muito bom esse site parabéns
    responder
  • keven

    30/11/15

    Eu adorei muitíssimo legal mas ele e muito grande
    responder
  • yanna kariny

    13/11/15

    Adorei levie nota alta por que dese meios de comunicaçoes
    responder

Comentar