Faculdade de administração de empresas

O administrador de empresas é responsável por gerir e administrar uma empresa, desde o planejamento até o desenvolvimento.

Escolher a profissão é sempre um grande desafio, mas é preciso conhecer um pouco de cada curso para saber se você se identifica com ele ou não.

faculdade de adm

Um dos cursos mais procurados é o de Administração de Empresas, veja mais sobre ele:

Como é a profissão

Uma profissão regulamentada no Brasil em 1965 (dia 09 de setembro pra ser mais exato) a profissão de administrador é relativamente nova e nada mais é que contratar uma pessoa - que não é dona do negócio - para gerir a empresa.

administradora de empresa

Ou seja, elaboração de planos e projetos com base em laudos e pareceres podendo esses serem feitos pelo próprio administrador ou não, porém é necessário um conhecimento e habilidade relacionadas a área de atuação da empresa.

Principais matérias

É difícil definir quais são as principais matérias para a área de administração, pois é uma área muito ampla, porém algumas das principais são essas:

regua caneta e calculadora

  • Teoria Geral da Administração, que são as teorias básicas que passaram a gestão de empresas desde o a revolução industrial até os dias de hoje;
  • Administração Financeira, é a parte que trata das finanças ou, em outros termos, capital da empresa estando diretamente ligada a área contábil;
  • Administração do Relacionamento com o Cliente, as duas maiores dificuldades das empresas que estão  no mercado são: como conquistar e manter os clientes mesmo sendo esse o principal foco, então essa é a matéria que vai direcionar para um melhor tipo de relacionamento com os mais diversos tipos de clientela;
  • Administração Estratégica, é a forma que se refere às técnicas de avaliação e gestão, ou seja, uma análise de todas as ferramentas para ajudar a elevar a um alto nível as decisões estratégicas da empresa;
  • Administração Integrada, é a integração das antigas técnicas de gestão mesclada com as  novas para assim se encaixar no contexto da empresa nos dias atuais para produzir resultados mais interessantes para as áreas interessadas, ou seja, tendo um maior benefício em relação ao custo investido com o cliente.

O que faz da administração integrada é a junção de todas as outras teorias em uma só para alavancar a empresa.

Mercado de trabalho

O profissional de administração de empresas pode trabalhar tanto como técnico de funções administrativas,  funções de gerência ou até mesmo como CEO's de grandes empresas, sejam elas privadas, públicas ou organizações sem fins lucrativos (ONG).

gestores

Ou então uma das maiores vantagens do curso de administração é a de ter todas as armas necessárias para poder abrir o seu próprio negócio, pois segundo algumas pesquisas a maioria das empresas fecham nos primeiros anos devido a má capacitação do empreendedor.

Logo, é correto afirmar que o curso de administração aumenta muito o potencial e visão de organização, reduzindo assim o risco de falência nos primeiros anos (ou até mesmo meses do empreendedor).

Para mais dicas sobre o curso, assista o vídeo:

Publicado por Guilherme Araújo
Revisado em 31/08/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar