Doenças causadas por vermes

Os vermes podem ser um grande problema para as crianças, veja como prevenir as doenças causadas por eles de uma maneira simples.

lavar as mãosOs vermes são todos os seres que não possuem esqueleto ou articulações móveis. No geral, são animais que podem viver em qualquer habitat, inclusive no mar, oceanos e rios e esses animais considerados vermes têm o corpo mole e alongado.

Vamos falar um pouco sobre as principais doenças causadas por vermes, estes pequenos seres são capazes de fazer grandes estragos em nosso corpo. Muitas doenças podem ser causadas devido ao modo de vida desses vermes, que se arrastam, pois levam com eles toda a sujeira e bactéria possível. Conheça algumas doenças causadas por vermes que podem ser prevenidas, veja abaixo e cuide-se.

Doença de pele bicho geográfico

vermes da terraPode ser conhecida por vários nomes, por exemplo, dermatite serpiginosa ou dermatite pruriginosa, além do nome popularmente mais conhecido, bicho geográfico. Essa doença é causada por uma série de manifestações patológicas, são parasitas específicos do intestino delgado de animais como cães e gatos, que se alojam em seres humanos eventualmente.

Esse verme deixa marcas no corpo do ser que se alojam, tais parecidas com um mapa mesmo, pois são de diferentes formatos mesmo que sejam no mesmo corpo. Essas marcas podem crescer (avançar)de 1 a 2 centímetros por dia na pele. Parasitas de moscas e formigas de espécie Solenopis geminata podem causar a mesma doença.

bicho geografico é

Por isso é indicado que seres humanos não durmam com animais na cama ou beijem regularmente. A doença aparece junto com coceiras, que surgem geralmente à noite antes de dormir. O bicho geográfico pode ser adquirido tambvém em praias, no quintal de casa (se tiver gato e/ou cachorro), terrenos, sítios, entre outros.

Tratamento: O tratamento para essa doença que é causada por vermes é um tanto simples. Em casos que a doenças está começando a se espalhar é sempre indicado pomadas, para que o processo para de avançar e deixar marcas na pele do indivíduo.Porém, antes de qualquer tratamento por conta própria, procure um médico, ele realizará exames e indicará o melhor tratamento para sua saúde.

Causa da doença cisticercose

cisticercose 3

A doença cisticercose é causada pela ingestão de alimentos mal lavados e carnes bovinas mal cozidas. O porco, por exemplo, é um animal que pode contaminar o homem com os ovos Taenia solium (ovos do verme), pois o porco é um animal que vive na sujeira, onde se alimenta de muitos alimentos contaminados e as vezes com os ovos dos vermes, que são quase impercebíveis.

O animal quando vira alimento, pode ser um alimento contaminado, que ao se alimentar passou a possuir os ovos da doença, que se manifestará quando estiver dentro do corpo humano.

cisticercose

Por isso, é muito importante que antes de se alimentar de carnes vermelhas, certificar-se de que ela está saudável e a carne de porco deve ser muito bem cozida para que não haja bactérias. Dores como dor muscular, dor de cabeça, dificuldades na locomoção, cegueira e até retardo mental (se alojado na cabeça).

Tratamento: O tratamento por essa doença causada por vermes varia muito de acordo com a localização dos cistercos, além do estado de saúde do paciente, que vais depender do volume de contaminação. Tais doenças podem ser adquiridas através de alimentos mal lavados e os sintomas podem demorar meses e até mesmo anos para se manifestar no corpo.

Evite comer alimento que podem ter contato com fezes e lave muito bem as frutas antes de consumir. Carne crua e mal passada também aumentam a chance de contaminação no ser humano ao serem ingeridas.

Conheça também a doença de lyme, assista ao vídeo Doença de lyme em humanos do Portal Zun, no Youtube:

Publicado por Talita
Revisado em 30/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar