Home » Trabalho » Emprego

Dicas para passar em uma entrevista de emprego

Se comportar corretamente em uma entrevista de emprego é a melhor maneira de se tornar conhecido positivamente pela empresa.




Pode parecer brincadeira, mas algumas pessoas sequer sabem o que é de fato uma entrevista de emprego e o porque de ela existir. Isso porque, quando ainda jovens, buscamos nosso lugar no mercado de trabalho, mas nem sempre temos alguém para nos explicar como chegar a ele. É importante ressaltar, portanto, que não basta ter todas as qualificações possíveis se não conseguirmos demonstrar isso para o entrevistador.

Entrevista-de-emprego-5

A entrevista de emprego existe justamente pra isso, para dar a oportunidade de nos mostrar, nos apresentar profissionalmente para a pessoa que está disposta a contratar alguém, dando, portanto, a chance de eles nos conhecer como profissionais.

Como se vestir em uma entrevista de emprego

Entrevista-em-grupo-2

Essa é uma questão bastante complicada. Isso porque cada vaga exigirá um traje, mas algumas dicas valem para todas essas vagas. Digo isso porque, caso a vaga da qual você concorre seja para advogado, recomenda-se que vá à entrevista trajando terno e gravata. Agora, em contrapartida, caso a vaga seja para educador físico, terno e gravata parece não ser um traje tão adequado.

Isso quer dizer que o traje tem que ser compatível com a função pretendida, e dentro dessa compatibilidade deve ser o mais formal possível. A formalidade nesse caso, se compatível com a função, demonstrará respeito para com o entrevistador e com a empresa.

Fazer a barba

fazendo-a-barba

Não menos que trajar as roupas certas, fazer a barba e cortar o cabelo é de suma importância. Isso porque demonstra higiene e preocupação com o sucesso na entrevista e obtenção do emprego. Mas se você é um barbudo como muitos outros da atualidade, não se preocupe. Fazer a barba não significa "tirar a barba", mas sim apará-la demonstrando cuidado. O mesmo serve para o cabelo, você deve demonstrar que cuida da sua imagem pessoal. Isso porque o empresário pode pensar que, se você não cuida da sua imagem pessoal, jamais cuidaria da imagem profissional e quiçá da empresa!

Fale somente o necessário

Entrevista-de-emprego-3

Isso é o mais importante! Falar o necessário é falar mais do que ficar calado e menos do que falar demasiadamente (complicado, não?). Isso significa dizer que você deve responder de forma clara e objetiva as perguntas do entrevistador, sem ressaltar em demasia suas qualificações tampouco discorrer sobre coisas que você não conhece muito bem.

Conheça a empresa

Sendo-entrevistada

Conhecer a empresa também é muito importante. Antes de ir para a entrevista, faça uma pesquisa sobre as atividades e hierarquia da empresa. Isso ajudará a entender as perguntas do entrevistador e a formular suas respostas, bem como demonstrará sua vontade em fazer parte do grupo.

Publicado por Paulo Sergio
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar