Declaração de trabalho para escola

A declaração de trabalho para escola permite que o aluno exerça suas atividades escolares sem ser prejudicado pela outra ocupação.

Jovem entregando documento para atendentesO governo permite que pessoas maiores de 16 anos trabalhem legalmente, e é comum que jovens estudem durante um período do dia e trabalhem no outro. Esta duplicidade de ocupações ocorre por motivos diversos, seja para ajudar financeiramente em casa ou simplesmente ter um dinheiro extra para gastar aos finais de semana, não precisando pedir para os pais e obtendo uma certa "independência".

A obtenção de uma declaração de trabalho para a escola é necessária para alguns procedimentos de quem passa por esta situação e faz parte do grupo de "funcionários estudantes".

Declaração de trabalho para escola para mudar de horário

Caso o trabalho seja de período integral, ou seja, de manhã e à tarde, é necessário que o aluno passe a ir para a escola no período noturno. Estudando em uma escola que ofereça essa possibilidade, é necessária a apresentação de uma declaração de trabalho, pois as instituições de ensino geralmente não permitem mudança de período sem um motivo relevante.

A empresa não pode se negar a dar essa declaração e nem a escola a mudar o horário, caso isso aconteça é recomendado procurar a Direção e chegar em um acordo. O oposto também acontece, ou seja, caso seja preciso estudar no horário de trabalho, o empregador deve permitir, depois de comprovadas tais atividades extracurriculares. Acesse o modelo de declaração de trabalho para mudança de período em PDF e confira como fazer corretamente.

Adolescentes estudando

Declaração de trabalho para escola por motivo de faltar

Infelizmente, às vezes, compromissos profissionais como tarefas que demandam muito tempo, reuniões ou horas extras a serem cumpridas fazem com que o aluno se atrase ou mesmo falte à escola. A fim de justificar a ausência no horário letivo para que, ao fim do ano, a frequência não fique demasiadamente prejudicada, esta declaração de trabalho por motivo de faltas pode informar as ocorrências que ultrapassaram o limite padrão da carga horária.

É importante ressaltar, porém, que tais faltas, mesmo que justificadas, não devem ser frequentes, pois de qualquer forma o estudante está perdendo um conteúdo que deveria ser estudado. Se o trabalho impedir a ida à escola diversas vezes, é importante conversar com um superior na empresa para tentar encontrar uma solução.Homem correndo

Trabalhar e estudar exige organização não apenas em relação aos horários, mas também no gerenciamento de tarefas. É preciso disposição, pois a atenção e dedicação devem ser redobradas para que nenhuma das duas ocupações seja prejudicada.

No canal do Portal ZUN no Youtube você confere dicas sobre como fazer uma declaração de trabalho corretamente.

Publicado por Luane
Revisado em 30/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar