Conjuntivite sintomas tratamento

A conjuntivite pode trazer grande incômodo aos olhos, por isso, o tratamento correto é fundamental. Veja mais detalhes da doença.

Conjuntivite sintomas tratamento

A conjuntivite é uma doença causada por um problema ocular uma infecção ou inflamação da conjuntiva que é uma fina membrana que recobre parte dos olhos de todos nós, os principais sintomas da conjuntivite são os olhos ficando vermelhos e lacrimejando muito acompanhado de uma dor irritante. A conjuntiva para detalhar melhor é uma pequena pele que fica também na parte interna das pálpebras e quando elas se irritam podem fazer aparecer os famosos vasos sanguíneos que conseguimos observar na parte branca dos olhos, quando está inflamada podemos notar que os olhos ficam muito mais avermelhados do que é comum. Os principais sintomas desta irritação começam pela ardência, lacrimejamento e sensação de área nos olhos te fazendo piscar sem parar ainda tem a sensação de “colamento” das pálpebras principalmente ao acordar, pouco tempo depois disso os olhos ficam muito mais avermelhados do que no inicio e a secreção acaba se tornando purulenta.

São três tipos de conjuntivite existentes a Viral, Bacteriana e alérgica. A viral é a forma mais comum de acontecer à conjuntivite é causada por um vírus que pode vir acompanhado de uma virose trazendo febre, dores de garganta e outros sinais de infecção. A viral é muito fácil de ser adquirida pode vir através de mãos contaminadas que é geralmente o que mais acontece, não é necessário pegar na mão da pessoa que está com a conjuntivite apenas pegando num mesmo objeto ela pode ocorrer. O quadro começa normalmente em apenas um dos olhos depois passando para o outro em 48 horas, no caso desta conjuntivite pode ficar despreocupado porque ela sara sozinha após 10 dias de contaminação por isso é considerada a mais simples entre as três. A conjuntivite bacteriana por sua vez não é tão comum assim e pode ser causada por mais de uma bactéria, assim como a viral ela pode ocorrer pelos mesmos métodos só que tem que ser tratada com mais paciência e não se cura sozinha é necessário utilizar colírios e antibióticos até que ela seja totalmente curada.

A conjuntivite alérgica é a mais fácil de saber como funciona ela ocorre no momento em que os olhos entram em contato com algum tipo de substância que o irrite, a reação alérgica acontece por conta somente da alergia que não suporta o contato com essa substância que atinge a pele conjuntiva. Algumas destas substâncias podem ser, por exemplo, poeira, pelos de animais, mofo, contato com algum produto líquido entre outros, a conjuntivite alérgica por sua vez não é como as outras transmissíveis por isso a pessoa que estiver com ela não precisa se ausentar do trabalho e da escola porque não vai oferecer riscos a ninguém. O primeiro passo para curar qualquer das conjuntivites é ir ao oftalmologista assim que os olhos começarem a avermelhar, ele irá perceber qual das conjuntivites é que está e lhe dizer exatamente o que deve fazer para curá-la, de modo geral em casa é aconselhável lavar os olhos frequentemente com soro fisiológico frio, no caso de pessoas que utilizam a lente de contato devem evitá-las até que os sintomas desapareçam totalmente.

Publicado por Talita
Revisado em 30/09/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • timika calvino

    15/01/16

    Abordagem interessante.
    responder

Comentar