Como fazer uma boa redação

A redação é algo imprescindível para a aprovação dos vestibulares de grandes Universidades, saiba de algumas dicas para o sucesso.

Seja para vestibular ou até concurso, uma boa redação é tudo. É sempre importante conhecer o assunto e ter argumentos fortes e colocá-los de uma forma clara em sua redação. E claro, algumas dicas também podem te ajudar nessa missão.

mocaestudandoparaovestibular

Primeiramente entenda, que se você quer tirar uma boa nota na sua redação, vale muito mais a pena um texto bem estruturado do que uma ideia inovadora. Exatamente, de nada adianta você ter excelentes ideias, se você não conseguir estruturá-las dentro de um texto coerente e de acordo com a estrutura adequada. Por isso, saiba como construir a estrutura de sua redação:

Estrutura de uma boa redação

Antes de começar a escrever como louco, pense em como o texto deverá ser escrito. Ele irá precisar de uma introdução, do desenvolvimento e de uma conclusão. Simples, não é? Não fuja desses 3 pontos importantes, dessa forma suas chances de sucesso só aumentam.

estudosparavestibular

A introdução é a parte inicial da sua redação, ela é literalmente a parte que resume em mais ou menos 2 a 3 frases tudo o que você discutirá mais a frente. Ou seja, em poucas palavras você deverá informar o leitor o que você vai abordar nas próximas linhas.

O desenvolvimento é a parte onde você de fato, vai colocar suas ideias. No geral, é possível argumentar em 2 a 4 parágrafos de texto. É importante que você seja sempre coerente e argumente de acordo com o que você colocou em sua introdução. Afinal, o desenvolvimento é o local ideal para você apresentar o seu ponto de vista, a solução de um problema ou ainda qualquer outra informação importante e claro, coerente com o tema da redação.

mocaestudandoredacao

Após apresentar e discutir o desenvolvimento, é hora de concluir! Assim como a introdução é um momento de abertura do texto, a conclusão é o fechamento. Também em poucas palavras, cerca de 2 a 4 frases, você deverá finalizar a redação, sem mais delongas.

Argumentação também é importante!

No começo, você aprendeu que uma boa redação não é feita apenas de boas ideias, mas também de estrutura! Porém, lembre-se que uma boa argumentação é fundamental para ter sucesso.

Agora que você já sabe como estruturar a redação, reflita o que você irá escrever. Pense em quais argumentos poderá discutir, mas escolha os argumentos que você é capaz de escrever. Não tente se aventurar em algo que você não tem conhecimento, isso só vai te prejudicar na nota final.

meninaestudandocafe

Uma dica para a uma argumentação é levar em conta os seguintes pensamentos:

Para a introdução, reflita o que de fato você pensa sobre o tema da redação. Resuma essa ideia, e coloque em um papel de rascunho.

Em seguida, para descrever o desenvolvimento, reflita sobre as formas de expor o seu pensamento sobre o tema, ou seja, pense nas causas, nas conseqüências, nos motivos e até mesmo em alguma coisa que realmente prove que a sua ideia tem fundamento.

E para concluir, pense no que isso é importante para você, para alguém específico ou até para a sociedade. Ou seja, pense nas lições que você pode retirar do seu desenvolvimento.

casalaprovadomedicinauspredacao

Com essas dicas, é possível criar uma boa redação, mas não se esqueça de um detalhe extremamente importante: mantenha a coerência e claro, nada de abreviações, gírias ou ainda erros de gramática. Ler e escrever também é um ótimo exercício para criar boas redações. Veja mais sobre dicas de redação no vídeo a seguir:

Publicado por Paulo Sergio
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar