Como calcular período fértil

Confira as instruções para calcular exatamente quando ocorre o seu período fértil e se prevenir de uma possível gestação.

Calendário para calcular o periodo fértil.Antes de saber como calcular o período fértil é necessário que saiba o que é o período fértil, para quem não sabe, período fértil é um espaço de tempo em que a mulher se encontra mais apta à fertilização, ou seja, está mais propícia a engravidar. Esse período ocorre por volta de quatorze dias antes da data da menstruação e dependendo do ciclo menstrual de cada mulher principalmente se ele for regular com um ciclo de 28 dias ela poderá facilmente calcular seu período fértil. No passado muitas mulheres usava o método chamado tabelinha para calcular o período fértil, esse método era bastante utilizado antes da chegada dos anticoncepcionais, porém a tabelinha na maioria das vezes falhava, pois o ciclo de cada mulher poder ser diferenciado e desregular incompatível ao período de 28 dias. Para saber mais sobre como calcular o período fértil confira os próximos tópicos.

Período fértil sintomas

Mulher cheirando uma flor.A mulher em toda sua fase reprodutiva possui um ciclo e esse ciclo é bastante variado causando alguns sintomas todos os dias do mês. Os sintomas pré-menstruais são os mais conhecidos pelas mulheres por alteração do humor, dores abdominais entre outros. Porém existem também os sintomas ocasionados pelo período fértil que podem ser variados, mas na maioria das vezes reconhecidas por um leve aumento de temperatura corporal, o aparecimento de um muco transparente, sensação de bom humor e aparentemente mais bonita e atraente, aumento da libido e algumas apresentam dores logo abaixo do ventre.

Como calcular o período fértil corretamente

Fecundação.O sonho da maioria das mulheres é se tornar mãe um dia e muitas delas sofrem quando percebem que por mais que tentam não engravidam. As mulheres que por muito tempo tomaram anticoncepcionais e resolvem parar para engravidar, raramente consegue de primeira, devido o efeito do anticoncepcional ainda no organismo. É importante saber também que dependerá da mulher para que isso aconteça para saber o dia exato do período fértil a mulher deve calcular o seu período fértil que três dias antes e três dias depois da menstruação e manter relações dentro desse período para que seja concebido e armazenado o espermatozoide fecundando o óvulo.

Para calcular o período fértil é bem simples e toda mulher pode conferir o seu e estar por dentro das mudanças de seu próprio corpo para engravidar ou se prevenir.

Confira o vídeo abaixo que explica um pouco mais sobre o período fértil.

Publicado por Talita
Revisado em 29/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades