Benefícios da dieta Mediterrânea

Dentre as dietas mais antigas do mundo, a dieta mediterrânea tornou-se queridinha para quem deseja perder peso rápido sem perder as propriedades de uma boa alimentação.

Você já deve ter ouvido falar em tantas dietas por aí, não é mesmo? Mas acredite, a dieta mediterrânea tem tudo para te ajudar a perder peso.

E ela funciona de verdade, porque é baseada em uma alimentação mais saudável, longe dos fast foods e outras comidas que acabam te trazendo toda essa gordura acumulada. Quer conhecer todos os benefícios dessa dieta.

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O que é a dieta mediterrânea?

A dieta é a te simples, apesar de ter como base as tradições dos cardápios gregos, italianos, espanhóis e portugueses. Isso mesmo, os alimentos permitidos na dieta mediterrânea, são baseados na dieta de estrangeiros.

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No geral, o cardápio é repleto de alimentos que tenham origem vegetal, frutas frescas e carnes magras. E acredite, com essa dieta você não vai apenas perder peso, mas também vai diminuir em até 70% o risco de ter alguma doença no coração.

A dieta mediterrânea também evita que alimentos ruis para o colesterol sejam consumidos, ou seja, ela é baseada na ingestão de gorduras boas, provenientes do azeite de oliva, por exemplo.

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Como ela também possui grandes quantidades de fibras, já que os cereais são permitidos e devem ser ingeridos, o funcionamento do intestino acaba se regularizando, fazendo com que você elimine gordura e outras coisas que o seu corpo não precisa!

E claro, juntando tudo isso, a dieta mediterrânea faz bem também para o seu humor, deixando uma sensação de bem estar.

O que posso comer na dieta mediterrânea?

Os alimentos de origem vegetal são permitidos, é possível comer os grãos, como o feijão e outras sementes, além de legumes, frutas e vegetais. Normalmente, esses alimentos são frescos, mas para facilitar a sua vida, muitos estabelecimentos já fornecem as saladas picadas em porções menores, ou seja, sem desculpas.

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Os cereais são uma fonte boa de carboidratos, como você já deve saber, os cereais integrais são ótimos para fornecer energia durante todo o dia, além de evitar o acúmulo excessivo de gordura. Os doces são substituídos pelas frutas frescas, que também dão origem a algumas sobremesas mais leves, do que os doces processados que conhecemos muito bem. É preciso evitar ou diminuir o consumo de açúcar e do mel.

A gordura consumida na dieta mediterrânea é uma gordura magra, encontrada em carnes magras, como o frango e o peixe. O modo de preparo também é bem importante para que essa carne seja saudável. Nada de frituras, prefira assados e grelhados.

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Além disso, a dieta também conta com as propriedades do azeite de oliva, muito mais saudável do que óleos. Os ovos também são liberados, mas nada de exagerar. Inclua-o em seu cardápio ao menos 4 vezes durante a semana.

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Porém, é preciso também evitar o consumo de alguns alimentos, como os laticínios em excesso, então o leite, queijo e iogurte, por exemplo, devem ser consumidos em doses menores. Saiba mais sobre dieta Mediterrânea no vídeo a seguir:

Publicado por Paulo Sergio
Revisado em 29/09/2017

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