Tomar anticoncepcional engorda ou emagrece?

Conheça os diferentes tipos de métodos anticoncepcionais a se tomar, seus efeitos colaterais e se eles engordam ou emagrecem.

Adesivo anticoncepcionalAs pílulas anticoncepcionais estão a cada dia sendo mais usadas pelas mulheres, para evitar a gravidez. Os anticoncepcionais começaram a ser usados na década de 60, e desde então são utilizados por milhares de mulheres em todo o mundo. A pílula anticoncepcional é uma combinação de estrógeno e progesterona que inibem a ovulação da mulher e consequentemente a gravidez. A pílula anticoncepcional tem uma margem de segurança de 99%, sendo o método mais seguro de evitar uma possível gravidez. Mas a sua eficácia depende da mulher tomar corretamente, pois eles têm que ser tomados todos os dias no mesmo horário durante vinte e um dias. O que muitas mulheres têm dúvidas na hora de tomar o anticoncepcional é duvidas sobre ele engorda ou emagrece. Para saber melhor como deve se tomar e quais os efeitos colaterais dos anticoncepcionais confira os tópicos abaixo.

Anticoncepcional engorda ou emagrece?

Especialistas comprovam que não há nada que comprove que tomar o anticoncepcional engorda ou emagrece, pois uma pesquisa realizada com 132 mulheres mostrou que 70% das mesmas não tiveram nenhuma alteração de peso, ou seja, não engordaram e nem emagreceram. O que acontece é que cada organismo reage de uma forma quando o anticoncepcional é tomado, umas podem engordar ao tomar ou não. Muitas mulheres dizem que logo após tomar o anticoncepcional se sentem inchadas e consequentemente o aumento de peso, mas é que cada pílula tem uma composição seja ela maior ou menor de hormônios, por isso podem acabar retendo líquidos. O recomendado é que antes de tomar o anticoncepcional procure o ginecologista.

Tipos de anticoncepcionais

Hoje em dia existe uma infinidade de métodos contraceptivos e um dos mais conhecidos é a pílula que tem uma maior variedade de composições e dosagens. Temos o método injetável que pode ser mensal ou trimestral, esse método é recomendado para as mulheres que tem intolerância gástrica ao tomar as pílulas. E um dos mais conhecidos o DIU que é recomendado para mulheres que já tenham filhos, e ele tem a duração de cinco anos após sua colocação.

Efeitos colaterais do anticoncepcional

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais dos métodos anticoncepcionais variam muito de mulher para mulher, por isso é importante à consulta com um ginecologista para poder indicar o melhor anticoncepcional a se tomar se adequando organismo. Entre os efeitos colaterais estão à retenção de líquidos, alteração de humor, dores de cabeça, enjoos, vômitos e alteração na libido.

Mais sobre Tomar anticoncepcional engorda ou emagrece?

Lembrando que a pílula do dia seguinte não é um método anticoncepcional de rotina, pois só é recomendado em caso de emergência. O uso indevido deste método pode causar sérios efeitos colaterais e a diminuição de sua eficácia.

Veja no vídeo abaixo e tire suas dúvidas sobre se anticoncepcional engorda com a explicação de um especialista.




Talita
07/11/08

Mais informações por email.