Todas novelas da Globo

Produtos mais poderosos da TV nacional, todas novelas são destaque da grade da Rede Globo desde a década de 70, confira algumas delas.

Sinhozinho Malta e Viúva Porcina da novela Roque SanteiroAs novelas da Globo fazem parte do cotidiano do povo brasileiro, invadem as salas de nossas casas e são assuntos nas mesas todas as manhãs, tarde e noite. Produto mais poderoso da televisão nacional, a teledramaturgia teve início com a produção de “Sua Vida Me Pertence” exibida ao vivo às terças e quintas em capítulos de 15 minutos pela TV Tupi em 1951.

A partir daí, todas as novelas exibidas passaram a ser a adaptação de novelas mexicanas. Com a estreia de Beto Rockfeller, escrita por Bráulio Pedroso e dirigida por Walter Avancini e Lima Duarte, exibida também pela extinta Tupi, a teledramaturgia ganha ares mais nacionais. A partir dos anos 70, a Rede Globo, fundada em abril de 1965, passa a criar todas as novelas de sucesso que iriam dar destaque à emissora como uma das mais sólidas de todas do mercado noveleiro.

Durante os anos 70, alguns títulos como A Escrava Isaura e Dancin Days têm dublagens exibidas em países como China, Rússia, Portugal e Austrália. Para visualizar a lista completa, confira o Guia em PDF de Todas as novelas da Globo; até meados de 2012, a rede Globo contabilizava mais de 180 novelas, incluindo todas e mais o s remakes. Dentre todas as novelas da Globo, destacamos grandes sucessos no horário nobre da teledramaturgia global, a faixa das 20 horas:

Novelas da Globo: Irmãos Coragem

Tarcísio Meira e Glória Menezes em Irmãos Coragem

A novela da Globo de Janete Clair dirigida por Daniel Filho e Milton Gonçalves foi exibida em 1970, ainda em preto e branco, e foi o primeiro grande sucesso da teledramaturgia da emissora. O capítulo final da trama chegou a alcançar mais audiência que a final da Copa de 1970, disputada entre Brasil e Itália. No elenco, Tarcísio Meira viveu João Coragem, que amava Laura (Glória Menezes) filha de seu pior inimigo. Claudio Cavalcanti é Jerônimo Coragem, que se apaixona pela irmã de criação e, para fugir do amor, envolve-se com Lídia (Sônia Braga), a filha de um político. Claudio Marzo é Eduardo Coragem, que deixa a amada Ritinha (Regina Duarte) para jogar futebol no Rio de Janeiro e vira craque do Flamengo.

Novelas da Globo: Roque Santeiro

Viúva Porcina, Sinhozingo Malta e Roque Santeiro

Exibida em 1986, Roque Santeiro é a menina dos olhos da Rede Globo. Com capítulos que atingiram 90 e 98 pontos, a média geral da novela é a maior já registrada no canal com 77 pontos. Escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva e baseada na peça O Berço do Herói, também de Dias Gomes, a novela foi estrelada por José Wilker, Regina Duarte e Lima Duarte. Na trama, Roque Santeiro, vivido por Wilker, é um coroinha artesão de santos, com fama de milagreiro, que desaparece como mártir de Asa Branca. Quando Roque reaparece, alguns aproveitadores do “mito” da sua santidade, como Sinhozinho Malta e a (falsa) viúva Porcina, veem-se ameaçados, numa sátira a exploração da fé popular.

Novelas da Globo: Pecado Capital

Carlão, personagem de Francisco Cuoco em Pecado Capital

Mais sobre Todas novelas da Globo

Exibida em 1976, foi a primeira novela em cores da Rede Globo na faixa das 20 horas. Escrita por Janete Clair, com direção de Daniel Filho e Jardel Melo, a novela contou com a participação de Francisco Cuoco, Lima Duarte e Betty Faria. Na trama, o taxista suburbano Carlão (Cuoco) é surpreendido quando assaltantes de banco esquecem uma mala com dinheiro roubado em seu táxi. Movido por seus "pecados capitais" Carlão transforma-se no Rei do Meier e começa a se envolver em negócios ilícitos. A trama inova a "receita" de novelas quando, mesmo arrependido, o herói-problemático Carlão, é morto a tiros na cena em que tenta devolver o dinheiro à polícia. Média de audiência: 56 pontos.

Novelas da Globo: Vale Tudo

Odete Roitman e Maria de Fátima

Exibida em 1988 pela Rede Globo e com média geral de 56 pontos no Ibope, a novela Vale Tudo foi escrita na parceria de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres, com direção de Dennis Carvalho e elenco estrelado por Beatriz Segall, Regina Duarte, Antônio Fagundes, Glória Pires entre outros. Segundo o autor Gilberto Braga, a temática buscara discutir até que ponto valia ser honesto no Brasil. O mistério acerca de “Quem matou Odete Roitman?” fez da novela um grande sucesso em repercussão nacional. A poderosa Odete, grande vilã de todas da trama, foi vivida por Beatriz Segall e manipulava familiares e funcionários para atingir todas as suas metas mais inescrupulosas.

Relembre mais sobre todas as novelas da Globo no vídeo do Portal ZUN no Youtube:

Leia mais sobre novelas da Globo e outras emissoras




Talita
20/02/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Todas novelas da Globo

  1. QUERIA MUITO SER UMA ATRIZ MAS AINDA QUERO POR FAZER ESSE E MAIOR SONHO

    MICHELLI
  2. oria que merreceram eu só n gostem final da istove u um te final da novela que mais tocou meu coração foi amor a vida ali foi lindo de mais cada, eu sou n gostei pq paloma agravdez dela foi de risco

    daiane santans
  3. Gostaria muito de assistir novamente Irmãos Coragem, uma novela EXCELENTE.. Com certeza hoje bateria o record de audiência.

    Hildete Barroso
  4. eu queria reve a novela ..a cor do pecado pe na jaca e caminho nas indias..por favor repase essas novelas

    ana clara
  5. oi gente eu queria que passace no vale a pena ver de novo beijo do vampiro e caminho das indias

    vanessa santos
  6. Tenho muita vontade de rever a novela Corpo a Corpo de 1985!!!

    Regina

Destaque

Site da Globo G1

Site da Globo G1