Pós Segunda Guerra Mundial

Confira e entenda um pouco mais sobre após o grande acontecimento da segunda guerra mundial em resumo no Brasil e como a economia ficou.

Soldados.O fim do Segundo maior conflito mundial trouxe consigo várias mudanças no panorama político, social e econômico internacional. Grandes potências como Alemanha e Japão tiveram seu nível rebaixado devido às grandes perdas, tanto materiais, como humanas. O conflito contabilizou um gasto total de 413, 25 bilhões de libras, com mais de 296 mil aviões e 53 milhões de toneladas de equipamentos navais. Por todo o mundo, cerca de 45 milhões de vidas foram mortas, sendo a grande maioria de inocentes. Um prejuízo que ao invés de alguma solução só trouxe tragédia e desgraça.  Potências como França e Inglaterra saíram da guerra completamente arrasadas, tornando-se incapazes de manter seu vasto território colonial, fato que ocasionou a descolonização afro-asiática. Para saber mais sobre a finalidade pós-segunda guerra mundial fique atento aos próximos tópicos.

Pós-segunda guerra mundial no Brasil

Brasil pós segunda guerra mundial.O Brasil participou da segunda guerra mundial liberando mais de 25 mil soldados brasileiros para lutar. O presidente da época Getúlio Vargas aceitou favores em dinheiro dos Estados Unidos em troca de aliar-se com o país. Porem após-segunda guerra mundial passado mais de um ano mais cinco mil homens foram retirados da linha de frente devido às doenças ocasionadas pelo inverno, respiratórias, congelamento e exaustão. Ao fim da segunda guerra mundial houve novas características na constituição brasileira como o voto secreto, igualdade de todos perante alei, restrições ao direito de greve, obstáculos à reforma agrária, fim da censura entre outras. Com o fim da segunda guerra mundial também houve a política da boa vizinhança como o exemplo o mercado brasileiro foi aberto ás importações de produtos note americanos graças ao acordo firmado com os Estados Unidos.

Pós-segunda guerra mundial economia

Durante a década em que ocorreu a segunda guerra mundial, a atividade econômica decaiu nas principais nações industriais.  Os países tentaram defender suas economias, restringindo as importações, o que apenas resultou em uma queda no comércio, na produção, no padrão de vida e no aumento do desemprego pelo mundo. A solução encontrada foi criar alianças entre países vizinhos como, por exemplo, Brasil e argentina, na qual o Brasil exporta para Argentina rendendo ótima lucratividade para ambas, porem iniciando uma crise as duas saem perdendo.  Ao decorrer do tempo após a segunda guerra mundial muito países mantem um rápido avanço na tecnologia e nos meios de comunicação contribuindo para transformações na área produtiva e comercial inserindo uma globalização produtiva.

Mais sobre Pós Segunda Guerra Mundial

Pós-segunda guerra mundial resumo

Economia pós segunda Guerra mundial.O período pós segunda guerra mundial, a Europa Ocidental encontrava-se destruída: a falta de alojamento e o desemprego, somados aos estragos da segunda guerra mundial, causavam constante agitação social, que ameaçava a estabilidade do sistema capitalista. Além disso, com as enormes dívidas que os países contraíram com a segunda  guerra mundial, não sobravam recursos suficientes para a reconstrução. Foi então que o presidente Truman, dos Estados Unidos, lançou o Plano Marshall, que estabelecia ajuda de 17 bilhões de dólares a serem concedidos aos países devastados pela segunda guerra mundial. Essa ajuda não era desinteressada. Em primeiro lugar, representou uma porta de entrada para os capitais norte-americanos na economia européia. Além disso, a entrada desse dinheiro garantiu a manutenção das exportações americanas para o continente europeu.Essa ajuda foi absorvida na reconstrução da Inglaterra, França, Alemanha e Itália.

Após a segunda guerra mundial, os EUA haviam se tornado uma potência global e para conseguir manter sua hegemonia, deveriam ter adotado uma postura internacional que conciliasse seus interesses com o bem estar de outros países. No entanto, os Estados Unidos usufruíram de sua condição de potência militar e econômica para impor atitudes políticas e econômicas, que visassem somente seus interesses, a países mais fragilizados. Essa política externa colaborou para um acúmulo de ressentimento em todo mundo.

Veja mais sobre pós-segunda guerra mundial

28/01/09 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar