Peças de teatro para crianças

Saiba de peças de teatro mais divertidas para as crianças, com muito entretenimento e conhecimento cultural. Vale a pena conferir.

A palavra Teatro, derivação do latim theatrum e do grego theatron, significa “lugar para olhar”. Em termos de dramaturgia, os efeitos provocados a partir do que se vê em um espetáculo podem ser distintos e sobretudo relacionados com a forma do espectador ver o mundo e perceber-se nele. Em termos educacionais e pedagógicos, o teatro torna-se uma ótima arte para a apreciação do público infantil, uma vez que pode ser um instrumento para que as crianças tenham aprendizado de valores – principalmente quando assistem às peças – ou também como uma forma de explorar as potencialidades de expressão, sensibilidade e comunicação – principalmente quando encenam as peças. Se você busca por indicações de peças de teatro indicados para as crianças e que podem também ser encenadas por crianças, confira as indicações do Blogers:

                       

Peças de teatro para crianças: Os Saltimbancos

Os Saltimbancos, produção da cia. Conteúdo Teatral.

Inspirada em um dos contos dos irmãos Grimm, a peça para crianças e adultos com roteiro original do italiano Sergio Bardotti é sucesso entre o público brasileiro graças a adaptação musical de Chico Buarque. Os Saltimbancos conta a história de quatro animais que decidem escapar dos maus tratos de seus donos e formam um grupo musical. Sem perder o ludismo típico de peças de teatro para crianças, Os Saltimbancos aborda temas acerca da liberdade, desigualdade, exploração social e união de ideais mesmo quando existem tantas diferenças entre as pessoas – nesse caso, entre os animais.  Ótimo espetáculo para ser apreciado ou encenado por crianças. Uma das principais canções do musical, “Todos Juntos Somos Fortes” ilustra bem a ideia de companheirismo com o verso: “todos juntos somos fortes, somos flecha, somos arco, todos nós no mesmo barco, não há nada para temer”.

Peças de teatro para crianças: A Bela e a Fera

Musical a Bela e a FeraO clássico conto de fadas francês é ótima opção entre as peças de teatro para crianças. Na história, um feitiço condena o príncipe bonito e arrogante a ter a sua beleza perdida até que aprenda a amar e seja amado de verdade. A peça, sobretudo, deve ser vista como um meio de aprendizagem em que a tradicional “moral da história” ensina que a beleza está no interior das pessoas, livre de julgamentos estéticos e que alguns traços como a arrogância e a maldade podem ser tão desastrosos com a feiura. Na moral da peça, o alcance sabedoria também pode ser apontado como um processo solitário e que muitas vezes pode ser visto pelos outros como um engano (no roteiro, Bela e seu pai são vistos como loucos pelos habitantes da vila). Por fim, o poder de transformação do amor é a moral que encerra a peça com chaves de ouro, tornando-a uma ótima opção para levar as crianças ao teatro ou orientar a encenação do conto!

Hoje em dia as crianças têm várias opções de diversões que não somente computador e videogame. As peças de teatro são boas para o conhecimento cultural e acionam a capacidade de criatividade das crianças, por isso assim que surgirem peças teatrais infantis não perca a oportunidade de assisti-las e sempre estimule o envolvimento das crianças para a encenação de peças.

Veja mais sobre peças de teatros para crianças

3 votos



Talita
06/10/08


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook