O que é bronquite

A bronquite é uma doença que atinge inúmeras pessoas e até mesmo crianças, veja quais são os sintomas e como fazer o tratamento correto.

O que é bronquite

Bronquite é um problema que pode afetar qualquer pessoa independente da idade e ela é uma inflamação dos brônquios e se manifesta através de uma tosse com expectorações, existem alguns tipos diferentes de bronquite vamos começar falando da bronquite aguda.
Ela é normalmente provocada por uma infecção viral e dos brônquios e que ocorrem por consequência de uma gripe ou resfriado de certa intensidade, e também por intermédio de poluição no ar e quando a fumaça em excesso, a bronquite aguda ocorre por apenas alguns dias por isso leva esse nome.
A bronquite crônica por sua vez normalmente é causada pelo tabagismo ou pela poluição no ar, os agentes químicos liberados por esses irritam os brônquios e todas as partes da via respiratória, a bronquite crônica é uma hipersecreção brônquica que pode se estender por várias semanas e que pode reincidir a qualquer momento.
Os diagnósticos são os seguintes, o médico pode examinar o paciente e notar roncos e outras alterações que envolvem o tórax, ele pode pedir uma radiografia do tórax e entender se a doença está se agravando para pneumonia, além disso, podem ser feitos outros exames como analises do sangue para identificar a presença do vírus no sangue do doente.
Para começar o tratamento dessa doença é necessário eliminar de vez o cigarro, claro se o doente for um tabagista, o paciente também terá de evitar respirar em locais com muita poluição, para quem já é portador da doença há muito tempo eliminar o cigarro não fará tanta diferença, mas desacelerará o avanço dela.
Os agentes mucóliticos e fluidificantes podem diminuir a viscosidade do catarro, e assim evitar que com a secagem da secreção haja uma obstrução dos brônquios.
Um tratamento médico é a melhor solução para essa doença.

Mais sobre O que é bronquite




Talita
13/04/10

Mais informações por email.

Comentar sobre O que é bronquite

Destaque

Doenças raras no mundo

Doenças raras no mundo