Leishmaniose tegumentar americana

A leishmaniose é conhecida também por outros nomes e a principal característica é o surgimento de feridas. Veja mais sobre a doença.

Leishmaniose tegumentar americana

A leishmaniose é conhecida popularmente como “úlcera de bauru”, “nariz de tapir” e “ferida brava” esta doença se caracteriza por apresentar feridas que não doem na pele ou mucosas da pessoa que está afetada, é causada por alguns protozoários do gênero leishmania. O principal transmissor da doença é o mosquito do gênero lutzomyia eles tem o tamanho menor do que o de um pernilongo e são também conhecidos como mosquito palha, bererê, asa branca, assa dura, cangalhinha e outros nomes dependendo da região em que se encontram eles vivem em locais úmidos e escuros dando preferência para onde tenha lixo orgânico. A doença causada por este mosquito é de endêmica da Amazônia só que já foi constatada em diversos países do mundo, não se restringem apenas a ficar em florestas e sim em qualquer lugar onde possam se procriar principalmente nas zonas urbanas com acumulo de lixo orgânico jogados em terrenos baldios ou deixados por muito tempo nas lixeiras ou tambores, logo que ferroar um ser humano a ferida demora de dez dias a três meses para começar a aparecer.

Os locais do corpo onde esta doença mais se prolifera é onde não está coberto por roupas e na maioria das vezes esta tem início em forma arredondada, profunda e com borda avermelhada, elas podem ocorrer em uma ou maior número e normalmente não são curadas naturalmente nem com o auxilio de remédios cicatrizantes comuns. Quando a doença atinge a forma cutaneomucosa, que é a evolução da primeira, ocorre à presença de feridas na garganta, nariz e boca ainda pode comprometer estas estruturas que vão ficar esburacadas necessitando urgentemente de um tratamento adequado para evitar problemas maiores. Quando ela avança ainda mais pode aumentar os locais onde vai aparecer causando estragos como nos membros do corpo, quando isto ocorre já está mais do que na hora de procurar um médico para ele analisar seus sintomas e ver qual a melhor solução para este problema, as cicatrizes podem permanecer em seu corpo e se o tratamento não for feito corretamente no futuro a doença pode se manifestar novamente em seu corpo.

Mais sobre Leishmaniose tegumentar americana

Normalmente para diagnósticos os médicos fazem exames de sangue para encontrar anticorpos específicos e raspaduras da lesão, o tratamento é bom porque não visa apenas à cura clinica como também o impedimento de que a doença evolua mais vezes e ate para formas mais graves que serão de difícil cura para o paciente. Para você evitar que este problema ocorra com é importante utilizar roupas adequadas e repelentes principalmente quando for a lugares onde tenham lixos orgânicos como restos de frutas caídas no chão entre outros, a forma de prevenção é muito importante para o dia a dia e se cada um fizer a sua parte vai evitar que a doença se espalhe, e ainda que piores coisas aconteçam para a saúde já que como dissemos está doença pode voltar no futuro e causar problemas ainda maiores para sua saúde, a qualquer aparecimento de feridas em seu rosto procure com urgência um médico ele poderá te dizer exatamente o que deve fazer.

10/02/11 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar