Doenças nos ossos humanos

Confira curiosidades ósseas, saiba quais as principais doenças nos ossos humanos e veja como preveni-las ao decorrer de sua vida.

Médicos olhando radiografia óssea.Os ossos estão presentes em toda a estrutura do corpo humano, definindo-nos como animais vertebrados, uma pessoa adulta normalmente é composta de 206 ossos, já um recém nascido possui 270 ossos, pois o bebê nasce com estruturas frágeis no crânio chamados de fontanelas ou “moleiras” que com o passar dos anos desaparecem.

Os ossos são formados por um tecido conjuntivo vivo, caracterizado pela matriz extracelular endurecida com a presença do cálcio, fibras de colágeno, proteoglicanas, osteócitos, osteoblastos e osteoclastos ainda se caracterizando em diferentes formas.

Os ossos humanos servem de apoio para os músculos permitindo assim a movimentação do esqueleto e sustentando-o, eles ainda possuem a funções de proteger alguns órgãos internos e torácicos, os ossos também são responsáveis pela produção sanguínea que acontece na medula óssea, tem a capacidade de funcionar como um reservatório de minerais como o cálcio e o fósforo e mantém o equilíbrio corporal de ácido-base.

Os ossos é uma estrutura importantíssima para o corpo humano que está sujeita a várias patologias, então confira nos tópicos abaixo algumas das principais doenças ósseas e como evita-las.

Tipos de doenças dos ossos humanos

Radiografia óssea.Assim como os órgãos ou os tecidos do corpo humano os ossos também estão suscetíveis a adquirir traumas, lesões, câncer e doenças congênitas ou hereditárias por consequência do desgaste temporal e por que o tecido ósseo é vivo, dinâmico e ele se renova sempre.

Uma das patologias mais graves nos ossos é a degenerativa que resulta na perda de minerais do corpo, alguns exemplos desse tipo de doença é a osteoporose, escoliose, lordose, Paget, raquitismo, osteomalacia e cifrose, algumas dessas doenças podem provocar deformações e perda de resistência do sistema ósseo.

Podem ocorrer infecções nos ossos causando doenças mais graves como a osteomielite infecionando assim outros órgãos do corpo humano.

Além de todas essas doenças dos ossos humanos citadas acima há também a artrite reumatoide, ciática, fascite plantar, hérnia de disco, lesão no menisco, mieloma múltiplo, osteoartrite, hálux valgo, desordem temporomandibular e várias outras doenças.

Como evitar doenças nos ossos

Médica segurando suplemento alimentar.Cuidar da sua saúde fazendo regularmente atividade física ajuda a prevenir doenças nos ossos, ainda é necessário consumir alimentos ricos em cálcio, fósforo, vitamina D e absorção de raios solares que estimulam a produção da vitamina D no organismo, pois essa vitamina regula o metabolismo ósseo e ajuda o na absorção do cálcio presente nos alimentos.

Mais sobre Doenças nos ossos humanos

Muitos ortopedistas ainda indicar o consumo de suplementos alimentares para obter a quantidade necessária de cálcio, fósforo, vitaminas e magnésio que o corpo necessita diariamente, com o intuito de evitar doenças nos ossos futuramente.

Caso esteja sentindo dores nos ossos consulte um médico imediatamente, para que seja realizado um diagnóstico da doença e se inicie o tratamento correto.

Algumas doenças ósseas quase não possuem sintomas, dificultando assim a cura do paciente.

E para mais informações assista ao vídeo do Youtube sobre osteoporose doenças dos ossos:

Leia mais sobre ossos




Talita
12/07/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Doenças nos ossos humanos

Destaque

Doenças raras no mundo

Doenças raras no mundo