Curiosidades sobre a Enxaqueca

A enxaqueca caracteriza-se por fortes dores de cabeça, mas que pode causar um mal estar prolongado, veja mais sobre esse mal.

Curiosidades sobre a Enxaqueca

Milhares de pessoas sofrem com a enxaqueca tendo que tomar vários remédios para controlar a dor. A enxaqueca é um distúrbio neurológico crônico que se caracteriza pela dor de cabeça intensa que se manifesta de forma latejante ou pulsante, podendo durar entre 4 e 72 horas.

Nesse período a pessoa acaba sentindo náuseas, vômitos, cheiros e ruídos, ocorrendo na maioria dos casos a intolerância a luz e tais sintomas são consequência da liberação de noradrenalina e de dopamina no organismo. Aproximadamente 20% das mulheres, 10% dos homens e 5% das crianças sofrem de enxaqueca.

Apenas um lado da cabeça pode ser afetado e perturbações na visão ou ainda formigamento podem estar presentes, as causas relacionadas a este mal incluem fatores genéticos, ambientais, hormonais e hábitos alimentares, pois pesquisas recentes apontam que a dieta é o principal fator desencadeante.

Problemas de sono seguido de estresse são outras causas que também causam a enxaqueca, alergia, poluição, claridade solar, mudanças no tempo, cigarro, ar condicionado, produtos de limpeza esses e outros fazem parte da lista que ajudam a causar. 65% das mulheres apresentam crises de enxaqueca mais intensas e de maior duração durante a época menstrual, sendo o motivo mais frequente das crises.

Em algumas pessoas a enxaqueca surge minutos ou horas antes de ocorrer a enxaqueca propriamente dita como falta de apetite, desejo por determinados alimentos, doces, irritabilidade, alterações na memória e raciocínio, sonolência e diarréia.

23/10/09 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar