Como calcular o IMC

Faça o cálculo do seu IMC e saiba se é necessário diminuir ou ganhar peso. Cuide-se mais e tenha qualidade de vida.

Você sabe o que é o IMC?! Você sabe o quanto é importante calculá-lo?! Calma, vou te contar tudo sobre o índice de massa corporal e porquê você deve ficar de olho nele!

calcular imc

E ainda, vou te ensinar como calcular o seu IMC! Confira:

O que é o IMC

Esse sigla significa índice de massa corpora, e ela é utilizada para saber se as pessoas estão no peso ideal, acima ou abaixo dele.

O IMC foi adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um índice padrão para ajudar a diagnosticar a obesidade. É através desse índice que um médico sabe quando uma pessoa está com sobrepeso, assim o nutricionista pode indicar a melhor dieta para cada pessoa.

medindo a cintura

Porém, você pode calcular o seu IMC aí da sua casa mesmo. Mas lembre-se: isso não substitui uma visita ao seu médico, mas pode te ajudar a prevenir a obesidade.

Passo a passo para calcular o IMC

Para calcular o seu índice de massa corporal, ou IMC, você vai precisar de dois dados pessoais seu: altura e o peso atual.

Através desses dois dados você já consegue ter uma noção básica do seu IMC e comparado dentro de uma tabela, você sabe se está com o peso normal, abaixo ou acima do peso.

Sabendo isso, você pode começar a se cuidar mais, dessa forma podendo até prevenir doenças piores como as cardiovasculares ou respiratórias.

Para calcular de fato o seu IMC, basta dividir o seu peso pela sua altura, ou seja: peso atual em quilos / pela altura em metros ao quadrado.

Achou difícil?! Vamos exemplificar melhor! Digamos que você tenha 80 quilos e meça 1,6 de altura, seu IMC seria calculado dessa forma:

IMC = peso x altura²

IMC = 80 / 1,60²

IMC = 80 / 2,56

IMC = 31,25 kg/m²

Viu como é simples calcular o seu IMC?!

Agora, para saber o que o seu IMC diz sobre o seu índice de massa corporal, é preciso verificar onde o seu resultado está dentro da tabela.

Tabela IMC

Vale lembrar que esses dados são apenas para pessoas em idade adulta, crianças e adolescentes é necessário e ideal procurar um médico para ter certeza.

IMC

Menor ou igual a 16 kg/m² = Abaixo do peso muito grave

Entre 16 e 16,99 kg/m² = Abaixo do normal e grave

Entre 17 e 18,49 kg/m² = Peso baixo

Entre 18,5 e 24,99 kg/m² = Peso normal

Entre 25 e 29,99 kg/m² = Sobrepeso

Entre 30 e 34,99 kg/m² = Obesidade grau I

Entre 35 e 39,99 kg/m² = Obesidade grau II

Maior que 40 kg/m² = Obesidade mórbida ou obesidade grau III

Veja mais sobre IMC

17/02/16 por Ananda Morales

   



Mais informações por email

Comentar