Breve resumo sobre a Segunda Guerra Mundial

Confira um breve resumo sobre a Segunda Guerra Mundial com começo, meio e o final do conflito, e veja suas consequências.

Guerra.Um dos principais motivos do surgimento da Segunda Guerra mundial foi o aparecimento de governos com características expansionistas e militaristas em 1930 na Europa. A Itália era liderada pelo partido fascista por Benedito Mussolini, que era considerada um país com podereis ilimitados, já a Alemanha era liderada por Hitler que deu início ao nazismo, o governo tinha como objetivo expandir o território, conquistando principalmente os territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial, desrespeitando assim o

Tratado de Versalhes. O Japão também possuía os mesmos objetivos que a Itália e a Alemanha, então os três países uniram-se e formaram o Eixo.

Em 1930 tanto a Itália como a Alemanha passavam por uma crise econômica, mas os governos fascistas com o objetivo de solucionar a crise tomaram a decisão da industrialização, dando preferencia a indústrias bélicas no país.

Mais sobre breve resumo sobre a Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial início do conflito

O marco inicial do conflito da Segunda Guerra Mundial é o 1° de setembro de 1939, foi quando o exército alemão invadiu a Polônia, com o comando do Adolf Hitler. Em seguida a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha, e a partir disso formou-se dois grupos inimigos, de um lado os Aliados liderado pela Inglaterra, França, URSS e mais tarde pelos Estados Unidos, e do outro lado encontrava-se o Eixo liderado pela Alemanha, Itália e Japão.

Desde o início da Segunda Guerra Mundial até 1941 o Eixo acumulava várias vitórias, a Alemanha conquistou o norte da França, Polônia, Noruega, territórios no norte da África, Ucrânia e Iugoslávia, já a Itália tinha conquistado alguns territórios da Líbia e Albânia, e o Japão usurpou a Manchúria.
Hitler.

Final da Segunda Guerra Mundial resumo

Só quando o Japão em 1941 ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico é que os Estados Unidos entram para a Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados, e a partir disso até o final da guerra o Eixo perde várias batalhas e os Aliados conquistam importantes vitórias.

Com as tropas dos países do Eixo enfraquecidas e sofrendo grandes ataques, Hitler se suicida, e com isso acontece à rendição da Alemanha e Itália em 1945, mas o Japão recusa-se a declarar paz e nos dias 6 e 9 os Estados Unidos lançou duas bombas atômicas sobre as cidades de Nagasaki e Iroshima.

Com o ataque do governo americano os japoneses foram forçados a pedir rendição em 1945.
Bomba de Nagasaki e Iroshima

Segunda Guerra Mundial consequências resumo

A Segunda Guerra Mundial aconteceu desde 1939 até 1945, e as consequências de 6 anos de guerra são arrasadores, os prejuízos foram enormes, milhões de pessoas mortas, cidades devastadas e dívidas enormes, principalmente dos países derrotados. Os países fascistas ainda mataram cerca de seis milhões de judeus em campos de concentração, e grupos de pessoas que eram indesejáveis pelos fascistas como testemunhas de Jeová, deficientes físicos e mentais, ciganos, eslavos e poloneses eram todos mortos ou usados para experimentos médicos ou militares.
Cidade destruída.

Com o final da Segunda Guerra Mundial foi criado a ONU (Organização das Nações Unidas), que tem como objetivo a manutenção da paz entre as nações do mundo. E o dia 8 de maio é lembrado em memória de todos os que morreram na Segunda Guerra Mundial.

Leia mais sobre Guerra Mundial

09/10/08 por Talita

   



Mais informações por email

Comentar