Acidente de trabalho e direitos do trabalhador

Faça seus direitos valerem através das leis trabalhistas, mas evite acidentes usando os equipamentos de segurança necessários.


EPI'sAcidente de trabalho é aquele que ocorre em função da atividade exercida pelo trabalhador, quando há uma lesão por esforço repetitivo (LER), doenças pulmonares causadas por aspirar produtos tóxicos (mineração e pedreiras), visão prejudicada (soldador), surdez progressiva entre outras doenças. Essas doenças, lesões ou acidentes podem causar a incapacidade do trabalhador de continuar a exercer suas funções, parcialmente ou integralmente ou ainda levar trabalhador a óbito. Caso haja algum acidente no percurso de ida e/ou volta do trabalhador para sua casa também é considerado acidente de trabalho. É importante salientar que os direitos são garantidos aos trabalhadores registrados ou contribuintes individuais. Assim, sempre exija a regularização de seu registro junto ao seu empregador. Caso seja autônomo ou sem vínculo empregatício, consulte as formas de conveniar-se à Previdência Social através da contribuição individual.

Direitos do trabalhador acidentado em serviço

Assim que o acidente acontecer, a empresa deve comunicá-lo à Previdência Social através de um documento formal conhecido como Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT). Caso o trabalhador tenha sofrido lesões leves, pode retomar suas funções assim que receber a liberação médica.

         

Direitos do trabalhador e segurança do trabalhoCaso necessário afastamento, o empregado tem o salário garantido pela empresa pelos primeiros 15 dias de afastamento e após isso, é garantido ao trabalhador o recebimento do auxílio doença acidentário do INSS. O auxílio doença acidentário equivale a pouco mais de 90% do salário contribuição do trabalhador e não pode ultrapassar o teto de 10 salários mínimo. Contudo, ainda é de responsabilidade do empregador o recolhimento do FGTS do trabalhador afastado. Quando receber a alta médica do INSS, o trabalhador pode retomar suas funções e não poderá ser demitido do trabalho nos próximos 12 meses. Essa estabilidade é uma garantia por Lei junto aos direitos do trabalhador, com exceção para demissões por justa causa. Caso haja necessidade, o empregado poderá receber uma indenização por danos morais ou danos estéticos paga pela empresa, pois há casos em que houve perda de membros, ou a aparência de uma cicatriz causando constrangimento ao empregado.

O auxílio acidente possui caráter de indenização, e só poderá ser pago pela empresa depois que cessar o auxilio-doença. o benefício é destinado ao trabalhador que mesmo liberado pelo INSS apresenta uma limitação definitiva para a execução de trabalho

Acidente de trabalho e aposentadoria por invalidez

Quando o acidente ou doença adquirida em função do trabalho torna o trabalhador incapaz de retomar qualquer trabalho, o mesmo tem por direito o recebimento de aposentadoria por invalidez acidentária. Em caso de morte do trabalhador, aos seus dependentes também fica garantido por Lei o recebimento de uma pensão por morte por acidente de trabalho

Mais informações sobre os direitos do trabalhador? Veja os direitos do trabalhador quando sair do trabalho no vídeo do Portal ZUN no Youtube:

OS DIREITOS DO TRABALHADOR QUANDO SAIR DO TRABALHO

Mais sobre direitos do trabalhador e acidente de trabalho

0 voto






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. bom com dois meses de registro sofri um acidente indo embora do serviço fiquei 60 dias encostada quando voltei depois de dois dias de trabalho me dispensarão quero saber qual é os meus direitos obrigado pela atenção..

    giselle martins ramos
    15/01/14 às 9:20 pm
  2. boa tarde estava cumprindo aviso e machuquei no trabalho o que devo fazer fui ao medico e ele me deu atestados mas não entrei pelo inss e já venceu o aviso sou domestica minha patroa quer a carteira pra dar baixa e m meu medico disse q eu vou ter q entra pelo enss o q devo fazer

    jojo
    28/12/13 às 3:48 pm
  3. perdi a ponta do dedo indicador em uma esteira e essa esteira não era apropriada para fazer o trabalho q eu estava fazendo na empresa estou 30 dias afastada e devo ficar mais, quais são os meu direitos.

    geisiani brandao de oliveira
    08/10/13 às 1:04 pm
  4. oi entrei na empresa a 15 dias (contrato) tive um pequeno acidente o medico me atendeu e me deu o resto do dia de atestado mas durante a noite doeu e mediante a distancia resolvi ir ao medico no posto de minha cidade que me deu mais 5 dias e a empresa não esta aceitando este atestado oque devo fazer??

    marcos
    17/07/13 às 3:12 pm
  5. dei entrada no inss para o auxilio doença mas nao fui receber porque nao sabia q estava sendo depositado então quando fui procurar saber o inss tinha recolido de volta meu dinheiro oque faço para receber meus salarios de auxilio doença cerca de 5 meses atras???

    paulo
    04/05/13 às 12:07 am
  6. Tava encostado no INSS mas voltei ao trabalho ha um mes e agora quero minha contas o que faz? Estou ciente que a empresa nao pode mim mandar embora por que tava inconstado pelo INSS, a lei trabalhista diz que a empresa nao pode mim mandar embora, só depois que completar 1 ano o que fazer?

    jorge luiz p.teles
    28/04/13 às 4:01 pm
  7. Parabéns pelos esclarecimentos de forma clara e específica.

    Celia Fernandes
    23/03/13 às 10:47 pm
  8. tenho 3 anos na minha empresa e me acidentei o medico me deu o cat so que fiquei 14 dias afastado e nao cheguei a dar entrada no inss retornei ao trabalho isso me da alguma estabilidade.

    sandro rangel nogueira
    12/11/12 às 6:03 pm
  9. correção do e-mail

    cintia
    12/11/12 às 5:37 pm
  10. meu filho estava no contrato,quando sofreu um acidente de moto,pegou 15 dias de atestado,e esta com o braço quebrado mas a firma não encaminhou ele para o inss e sim o demitiu por estar no contrato. gostaria de saber se ele tem algum direito pois não pode trabalhar no momento.obrigada!.

    cristina
    10/11/12 às 7:36 pm
  11. Sofri um acidente de trabalho o medico me afastou 15 dias e quando voltei a empresa me mandou embora. O que faço?

    David
    11/10/12 às 4:04 pm
  12. Meu padrasto perdeu as pontas de dois dedos da mao, do indicador e o dedo maior, foi cortado toda a unha fora, porem não perdeu nehum movimento, gostaria de saber se ele tem direito de indenização por parte da empresa. Pois continua trabalhando normalmente sem afastamento desde o acidente.

    maria
    01/10/12 às 8:29 pm
  13. Ainda em continuação ao meu relatório,depois da cirurgia,ja não consigo colocar meu pé no chão por muito tempo o mesmo médico pediu exames e constatou um neuroma no pé direito e bursite no pé esquedo junto com fibramialgia nas mãos e nos braços.

    mary
    06/09/12 às 3:49 pm
  14. Boa noite!Estou afastada do trabalho desde de 03/12,foi concedido o beneficio ate 04/09,o medico solicitou um tempo de fisioterapia se nao houvesse melhora faria uma cirurgia,ja estava tudo encaminhado,exames,atorizacao do plano mas hoje descobrir que estou gravida,será que peco o beneficio?ja esta agendado para 11/09/12.o que poderá acontecer?Já que agora alem de falta de capacidade laborativa me encontro nesse estado?

    Monica
    04/09/12 às 7:53 pm
  15. Adquiri tendinite crônica no ombro esquerdo no exercício da profissão,tenho laudo atestando a doença,comuniquei ao meu gestor imediato e o mesmo me deixou trabalhando interno,após alguns meses fui demitido por ter feito exame periódico e o médico não ter feito exame para confirmar a lesão,colocando apto para a função,foi aberta a cat pelo sindicato e tenho direito a manutençao do meu plano de saúde e indenização pela empresa.Obs.A empresa negou-se a emitir a Cat.

    Renato Lima
    04/09/12 às 12:20 pm
  16. SOFRI ACIDENTE DE TRABALHO A UM ANO VOLTEI AGORA 10/07/012
    PERDI MOVIMENTO EM DOIS DEDOS GOSTARIA DE SABER QUAIS MEUS DIREITOS PARA PROCESSAR A EMPRESA ESTO NA REABILITAÇAO CORTEI OS DEDOS NO MOINHO DE PEÇAS ME AJUDEM

    REGINA
    13/08/12 às 8:55 pm
  17. Boa noite,

    O INSS indeferiu meu beneficio por três vezes e já se encontra na justiça também tinha dado entrada na CAT, depois que coloquei na justiça o beneficio mudou de espécie 31p/91 minha pergunta é: Preciso avisar a justiça sobre a mudança de espécie e também a empresa?
    Obrigado
    Abs,

    Wayland
    06/08/12 às 9:59 pm
  18. Eu sofrir um acidente de trabalho, no local do trabalho, apos 40min. fui encaminhada para emergencia, voltei a trabalhara apos 3 dias,pois nao foi grave, depois de 2 meses fui demitida, qual e o meu direitos em realaçao a estabilidade, mande respostas pelo emu e-mail.

    maria
    05/08/12 às 11:30 pm
  19. ola trabalhei cinco anos mas com dois anos de trabalho fiquei doente trabalhava com produtos quimicos n posso trabalhar tem uma alergias muito forte a firma faliu minha carteira nao da dada baixa ok fazer

    lindraci
    04/08/12 às 10:16 am
  20. servi o exercito brasileiro
    numa saida fim de semana fui acidentado levei um tiro acidental na volta …..
    cvs com alguns amigos comentei do caso e tal hj nao me encontro mais no exercito o projetil ficou alojado queria saber se poderiam me mandar embora assim pois quando faço algo de esforço sinto minha perna onde esta alojado a munição

    cleiton batista de jesus
    19/07/12 às 5:43 pm
  21. TRABALHO A OITO ANOS NO ZAFARI TOMEI UM TIRO NA PERNA NUMA TENTATIVA D ASSALTO,QUERIA QUE A FIRMA ME MANDASE EMBORA MAIS ELES DISSERAM QUE ERA PARA EU PEDIR AS CONTAS.COMO POSSO FAZER PARA ENTRAR EM ACORDO ABRINDO MAO DO SEGURO DE ACIDENTE DE TRABALHO PARA QUE POSSA IR EMBORA COM TODOS OS MEUS DIREITOS.

    RICARDO SUTELO
    14/07/12 às 7:01 pm
  22. Bom dia,sofri um acidente com moto e estava em horario de trabalho, só depois de 50 dias a empresa abriu o cat, estou com ele em mãos sem a assinatura do medico tenho resonancia marcada para terça feira dia 17 agora;o que devo fazer?

    Rodrigo
    13/07/12 às 11:35 am
  23. Estou afastado desde dia 13/6 devido ao pré-operatório e à cirurgia que tive de fazer por ter contraído síndrome do túnel do carpo em ambos os punhos, já fiz a cirurgia na mão direita e agora farei na esquerda, minha perícia está marcada para dia 27/7. Obviamente tive gastos com medicamentos e devo ficar afastado por mais um tempo. Tudo isso em função de minhas atividades funcionais, pois passo o dia inteiro fazendo planilhas e relatórios jurídicos, trabalho com acordos judiciais. Quais são meus direitos em função dessa situação e o que devo fazer para revindicar os mesmos? Obrigado

    Alexandre
    10/07/12 às 12:12 pm
  24. estava trabalhando em uma empresa a 6 meses,e sofri um acidente no trageto no qual entrei para o inss com o cat,fiquei 2 anos em beneficio pois sofri uma fratura na coluna lombar,mas no final do beneficio fiquei gravida, sendo assim o inss me deu alta pois logo eu retornaria a empresa mas ja iria entrar em licença maternidade, mas agora estou sem receber de nenhum lugar meu bb ja esta com 3 meses e a empresa di que nao tenho direito a nada.me mandou procurar meus direitos na justiça se eu acho q tenho algum!!!!se puderem me responder o mais breve possivel agradeço.

    dienifer lemos
    05/07/12 às 7:34 pm
  25. queria saber c eu posso pedir conto do meu trabalho o mesmo q eu machuquei no trabalho q direitos eu tenho ?

    douglas
    04/07/12 às 7:35 pm
  26. passsei 6meses no auxilio doenca e o medico da pericia deu como auxilio doenca por acidente do trabalho.e mandou eu volta ao trabalho;nao comcordei e pedi uma nova pericia.foi a nova pericia e o medeco desse que nao constaçao de incapacidade laborativa. meu benificio por auxilio doenca por acidente do trabalho
    vai ser cortado ou suspenso?

    micheline rikes
    27/06/12 às 5:13 pm
  27. SOFRI UM ACIDENTE NO TRABALHO FAZ 40 DIAS E AINDA NÃO FIZ PERICIA MAS DEI ENTRADA NO INSS MAS NÃO TEM VAGA O TEMPO TA PASSANDO COMO FICA MINHA SITUAÇÃO COM APERICIA

    edson carlos da silva
    06/06/12 às 4:53 pm
  28. OLA EU SOFRI UM ACIDENTE NO TRABALHO DIA 25 DE ABRIL NESTE ANO NO MOMENTO O MEDICO ME AFASTOU POR CINCO DISAS MAS NÃO DEU PARA RETORNAR AO TRABALHO MAS FIRMA NÃO ME DEU A CATI

    NO MOMENTO SO TIVE A CATI DEPOIS DE 24 DIAS EU FUI NO INSS
    DEI A ENTRADA NO ACIDENTE MAS NAO TEM VAGA NA PERICIA
    JA FAZ DIAS COMO FICA MINHA SITUACAO SOBE REQUERIMENTO
    DE AUXILIO

    edson carlos da silva
    06/06/12 às 4:42 pm
  29. ola sofri um acidente de trabalho na empresa a onde trabalho entrei com um processo de indenizaçao gostaria de saber se tenho direito uma vez que eu era ajudante geral e estava trabalhando na maquina, quebrei meu braço o radio eo uetra fratura exposta ja to um ano afastado quero saber tbm se tenho direito ao auxilio acidente.

    silas
    02/06/12 às 2:41 pm
  30. ola tive um acidente de trabalho, numa empresa de vidros caiu uma peça de vidro na minha cabeça e fiquei com uma cicatriz grande na cabeça tenho dores na cabeça depois do acontecido e tonturas, gostaria de saber se tenho estabilidade por 12 meses e quais direitos tenho.

    gabriel
    26/05/12 às 10:30 pm
  31. trabalhei numa empresa e pedi a conta depois de 2 meses comecei a trabalhar em outra empresa e estou com tendinite no pulso qual meus direitos,e se consigo afastar pelo inss

    julio cesar dos santos
    24/05/12 às 2:25 pm
  32. sofri um acidente no local de trabalho por piso molhado e falta de sapato anti derrapante, pois a empresa não forneceu o sapato.Levando-me á 4dias em CTI de um hospital ,pois tinha que ficar em monitoramento havia um hematoma no cranio por dentro só dava para ver com tomografia, com tudo isso fiquei afastada do trabalho 14 dias.Tenho direito á indenização.

    mcm
    24/05/12 às 7:21 am
  33. Tive um acidente de trabalho,uma peça de ferro caiu na minha cabeça registrei a ocorrência na cipa no mesmo instante,fui ao médico que me examinou rapidamente e me deu repouso de um dia,no dia seguinte fui trabalhar e finalizei a semana.Na semana seguinte fui demitido.Quais direitos eu tenho?Obrigado.

    jorge
    22/05/12 às 2:43 pm
  34. ola eu cai em ksa mais devido a tombo o machucado virou uma ulcera e tambem to cm mal circulação e o medico me afastou pelo inss,qdo eu voltar da licença depois de qto tempo a empresa podi me mandar embora….mto obrigada

    michelle
    19/05/12 às 8:03 pm
  35. trabalho de moto (vendedor de bebidas)e sofri um acidente de trabalho. estou afastado (1 mes e 20 dias), mas quando voltar a trabalhar não tenho condiçoes psicologicas para utilizar uma moto novamente. Eu posso solicitar a transferencia de função por conta disso?

    Allan Veiga
    16/05/12 às 6:34 pm
  36. Estou de beneficio a 1 ano e o medico do INSS mandou eu retornar ao emprego,tenho tendinite e um cisto no punho, no ombro também tenho tendinite e uma ruptura na supra espinhal.Se ao retornar eu pedir demissão não tenho direito a nada?O que devo fazer?

    Ketilyn
    13/05/12 às 3:53 pm
  37. Olá estou numa situação complicada, trabalho em linha de produção a 2 anos , estou com tendinite, com dor cronica, a empresa vai me mandar embora, se eu entrar na justiça eu ganho, e tenho umas faltas injustificadas, se me mandarem embora por justa causa tbem posso processar, estou desesperada não sei o fazer, serviço mais leve para mim a empresa não tem.

    Patricia
    08/05/12 às 12:58 pm
  38. fui atendida por um mesmo perito tres vezes.a primeira me deu 15 dias,a segunda perguntou o que tava fazendo la,agora me fez fazer um movimento com a mao que nao consigo fazer sai de la com a pericia negada e um dor no braço.tenho tendinite nos 2 braços,meu medico manda fazer pericia chego la e negada,trabalho como garçonete preciso das maos ,nao aguento carregar bandeija o que fazer

    elenice
    08/05/12 às 12:27 pm
  39. ola , ao largar levei uma queda no estacionamento da emprasa, so que a mesma negou o registro do cat, isso ocorreu a 6 meses , nesse periodo fiquei indo a emergecias pois sentia muita dor na lesao, foram varios atestado, depois de uma ressonaçia , os medicos fizeram uma cirugia , agora vou pro inss, posso processa a empresa pelo nao registro da cat? como devo proceder , tenho 3 testemunha do acidente.

    cristiano
    07/05/12 às 7:58 am
  40. Olá, gostaria de saber; estou afastado há três anos e meio
    por culpa de um acicente de trabalho, gostaria de saber,quais
    meus direitos; se tenho direito a férias tempo de serviço, ou só ao fundo de garntia, e também porque meu acidente de trabalho virou auxilio doença(de 091 para 031 )?

    Ricardo pedro Ribeiro
    02/05/12 às 12:12 pm
  41. Estou cumprindo aviso prévio até o dia 04/05/2012, mas o setor em que trabalho encerrou suas atividades no dia 30/04/2012, sou obrigado a trabalhar em outro setor exercendo uma outra função até o término do meu aviso? Ou não?

    Elton John
    30/04/12 às 8:32 pm
  42. fui mandado embora da firma e nao passei por nenhuma pericia medica para saber se eu poderia ter sido mandado embora e agora eu passei pelo medico do inss e foi comprovado que eu tenho uma hernia eu coloquei a firma na justiça agora quero saber se eu vou ter que voltar para o emprego ou vou ser indenizado.

    erivaldo
    26/04/12 às 4:49 pm
  43. olá , estou afastada da empresa a doze dias por motivo de saude ,a minha categoria exige um pouco de mim sou camareira e as camas são baixas e os colção é pessado e sem falar nas escada .então a minha duvida é a seguinte não estou me sentindo bem caminha ate o ponto de onibus esta sendo uma tortura o que devo fazer a empresa pode me despensar

    jana
    26/04/12 às 1:20 pm
  44. oi sou marcos trabalhei numa empressa com chines e eu quebrei minha perna e estou ingessado a perna tive que faltar levei o atestado medico mesmo assim ele me demitiu. quais meus direitos como cidadao

    MARCOS
    18/04/12 às 11:04 pm
  45. fui demitida em dezembro de 2011, e descobri que estou com tendinite,gostaria de saber se posso entrar na justiça,e se tenho algum direito.aguardo esclarecimento.

    monica barbosa
    18/04/12 às 8:11 am
  46. Sou carpinteiro de forma e aprendi que a melhor maneira de evitar o acidente de trabalho è a prevensão fazendo segurança com sigo e com os companheiros de trabalho.

    jose Roberto
    14/04/12 às 8:04 pm
  47. fui demitida por justa causa mas 3 semanas antes sofri um acidente de trabalho tenho algum direito ou nao.

    iraci
    09/04/12 às 4:02 pm
  48. Olá meu primo sofreu um acidente no serviço o qual foi grave ele machucou muita a face e segundo os médicos ele não vai mais poder ver. A firma enviou ele ao atendimento hospitalar pelo SUS e não se responsabilizou nem pelos medicamentos necesários.Isto esta correto? Quais são os direitos dele?

    Vilson
    08/04/12 às 4:30 pm
  49. eu tive um acidente no trabalho e a empresa que eu trabalho esta falindo o que eu devo fazer

    elton
    07/04/12 às 6:35 pm
  50. começei a sentir ddores fortes no ombro.fui afastada por 10 dias,fiz fisioterapia e não melhorou.meu diagnóstico foi bussite e ruptura do supra espinhoso devido ao modo de trabalho.retornei ao trabalho mais com fortes dores.agora estou prestes a ser demitida devido a ter me afastado pela doença.quero saber o q devo fazer se for demitida e se a empresa pode me demitir.como devo agir nesse caso?.agradeço.espero a resposta.

    amanda
    03/04/12 às 12:03 pm
  51. Fui atropelada ao sair do tabalho chegando em casa, fraturei dois dentes,gostaria de saber se a empresa deve arcar com as despesas de restauração dos mesmos e tambem com os medicamentos.
    E em relação ao seguro DPVAT tenho direito mesmo o carro tendo fugido e não prestado socorro

    Gisele
    01/04/12 às 1:00 pm
  52. estou com tendinite no ombro direito estou sabendo que a empresa esta querendo me demitir quais sao os meu direitos e oq devo fazer

    wellington queiroz do nascimento
    29/03/12 às 8:52 pm
  53. sofri um acidente de trabalho e fikei 10meses afastado.
    minhas ferias k vencia em fevereiro passou a vencer em abril
    foi quando voltei. porem eu ja estava com ferias vencida a 4meses. isso estar certo?

    cleusair
    29/03/12 às 12:19 pm
  54. gostaria de saber se tenho direito a indenização eu sofri um acidente de trabalho a um ano e dois meses fraturei meu braço direito fraturei o cotovelo anti-braço punho e a mão pois ja fiz seis cirurgia pois tem mais uma a fazer no dia 20/04/2012
    pois meu braço esta com sequela o medico retirou a cabeça do radio o meu braço não estica e nem dróba o máximo é de 50%

    joel aparecido pieruzzi
    22/03/12 às 7:24 pm
  55. Tive um acidente de trabalho a 4 anos. Perdi os movimentos do braÇo esquerdo. Os donos da empresa tres meses após o acidente me demitiram e me ameaçaram, disseram que se eu entrasse na justiÇa eles demitiriam meus familiares e amigos que trabalham lá. Minha familia precisa desse trabalho, fiquei com medo. Quero saber se hoje posso mover uma ação, o prazo já prescreveu? Me ajudem! Obrigado.

    Vagner
    15/03/12 às 8:22 pm
  56. Trabalho em um grande banco particular a 25 anos, tenho sindrome do tunel do carpo bilateral e cervicalgia a direita, costumo em algumas ocasioes durante o trabalho usar luva ortopedica e tipoia para aliviar as dores e dormencia nos braços, so que o banco me proibiu de usa-las no trabalho e me ameaçou de nao deixar entrar para trabalhar caso eu use as mesmas, tenho estabilidade ate 03/10/2012, sou gerente comercial reintegrada pela justiça em 2007, quero uma orientacao de como proceder pois apesar de nao usar constantemente as mesmas as vezes tenho grande necessidade delas, pois sao causa de alivio, o QUE DEVO FAZER?

    EDILANE NEVes SOUZA
    07/03/12 às 7:33 am
  57. Ola!meu esposo sofreu um acidente de trabalho onde uma peça caiu sobre sua cabeça ele desmaiou perdeu muito sangue,ele levou seis pontos na cabeça e o medico nao deu atestado e mandou ele retornar ao emprego,gostaria de saber se mesmo ele nao tendo pegado o atestado ele tem estabilidade na empresa obrigada:Fernanda da Silva

    Fernanda
    20/02/12 às 11:45 am
  58. ola, sofri um acidende de trabalho um ano sete meses,quebrei o femo esquerdo procimo do joelho é fiquei com sequela não consigo dobra minha perna direito o macimo que eu consigo dobra é uns 50 por sento. ki,quais são meus direito.

    espedito da silva filho
    06/02/12 às 11:45 am
  59. ola, meu pai perdeu um braco num acidente de trabalho em uma ceramica,, os pratrao dele nao investia em seguranca em motor e correia tudo era sem protecao, ai meu pai se descuido e encostou em uma trasmicao e enrosco a blusa e puxo o braco dele vindo arrancar fora.. meu pai por medo ficou quieto,, os patroes fizerao uns papais dizendo q foi acidente de tranzito.isso ja faz uns 15 anos.. mi ajudem estamos passando nescecidade e queria saber se msm depois de tantos anos agente tem direito a uma indfenisacao..

    carlos
    21/11/11 às 10:00 am
  60. Gostaria de saber se há legislação que ampare um funcionário que retorna de uma licença de acidente de trabalho fazer seu tratamento durante seu expediente?

    Tenho uma doença cronica oriunda de acidente de trabalho e necessito de tratamento pelo menos tres vezes na semana- tratamentos contínuos e inenterruptos- porém fui informada que não poderei faze-lo durante minha jornada de trabalho e que os atestados de comparecimento a clinica não seriam mais aceitos, é correto?

    Minha jornada de trabalho é em horário administrativo, saindo as 17 horas e indo direto para os tratamentos multidisciplinares na clinica, só termino as 20:30′,chegando em casa após as 21 horas.Isto não caracteriza uma extensão de seu horário de trabaho?Uma vez que o causador do acidente foi a própria empresa?
    Gostaria se possível esclarecer minhas dúvidas.
    Desde já sou grata.

    Xanda
    09/11/11 às 10:09 pm
  61. ola boa noite eu fiquei afastado do trab durante 6 meses pelo auxilio doença por ter adiquirido burcite e tendinite por movimentos repetitivos no qual eu era abrigado a fazer todos os dias durante 7 meses e tive alta do perito do inss e voltei ao trab e sofri muita represaria do meu chefe me forçando a pedir demição gritava comigo na frente de varios funcionarios me perguntado se eu estava regeitando o serviço so porque eu pedi para mudar de setor mas mesmo assim fiquei firme e abaixei a cabeça calado ele viu que eu ñ ia pedir conta depois de 3 semanas fui demitido sem justa causa.
    eu tenha tinha direito de estabilidade de 1ano?
    qual são o meu direito?
    desde ja agradeço

    leandro
    09/08/11 às 10:23 pm
  62. fiquei afastada 15 dias e depois mais 15 pelo inss,voltei agora dia 28´-05 quantos dias depois a empresa pode me demitir?

    márcia
    31/05/11 às 7:54 am
  63. bom dia! tenhu uma duvida e gostaria de ver se encontro esclarecimento aqui na verdade sao duas: eu cai da escado no trabalho, nu dia nao me levarao ao medico voutei ao trabalho assim q passou, bate a cabeça e num nao senti nada, no dia seguinte fui ao medico ele me deu um documento pedindo o afastamento do trabalho, a empresa nao aceitou e me levou em outro medico da empresa esse medico meu deu alta, e voltei a trabalhar sentindo as dores constantes no dia 27 tem uma ressonância magnética a pedido do meu medico, pois eu iria ficar de atestado ate esse dia, isso q a empresa fez esta correto? a outra: eu voltei na empresa apos ir ao medico e conversei com três pessoas da gerencia no dia seguinte a conversa q tive no escritório estava na boca dos meus colegas de trabalho e o pior e que de forma debochada e piadinha com meu problema, fui ate o gerente e disse pra ele que a conversa vazou e era pra ele fazer as pessoa responsável retratar comigo sinão ia no ministério do trabalho eu agi certo? que mais posso fazer em relaçao a isso? aguardo a resposta desde ja obrigado tenha um bom dia!!!

    Hélio
    22/05/11 às 10:18 am
  64. Trabalho em uma grande rede de drogarias(farmácia).. machuquei o polegar da mão direita no TABALHO, o médico me deu tres dias de atestado, mas o dedo nao está totalmente recuperado. Sou destra e sei que nao vou conseguir fazer as atividades do trabalho completamente o q faço? Volto assim mesmo? Estou protegida pelos direitos trabalhistas em ACIDENTE DO TRABALHO? A Empresa tem q me colocar no CAT?

    lidyane cardoso
    06/05/11 às 9:13 am
  65. sofri um acidente no meu trabalho que vou precisar de uma sirugia mas minha empresa dis que não tem dereito de arcar com minhas despesar da sirugia sera q isso e verdade me responda por favor

    leandro defendi de oliveira
    10/04/11 às 8:13 pm
  66. um funcionário sofreu acidente no trabalho e o médico lhe deu 12 dias de atestado. Foi emitido o CAT. Ao retornar ao trabalho, pediu demissão por vontade própria. A empresa tem alguma responsabilidade, referente a estabilidade do funcionário.

    Flavia
    18/03/11 às 9:10 am
  67. boa noite. sofri uma fratura no cotovelo no radio cabeça.fui despedido ainda estava no seguro de trabalho.
    O medico parou a fisioterapia, porque nao á melhoras para o meu caso,mandou-me fazer uma ressonancia magnetica,ainda me encontro no seguro faz 7 meses, o que poderá me acontecer?que direitos tenho?

    nuno
    20/02/11 às 7:47 pm
  68. estou no contrato e sofri um acidente de trabalho dentro da firma, eu tenho estabilidade de 12 meses?

    morgana
    17/02/11 às 11:37 am
  69. boa tarde! eu cai em um degrau na empresa onde trabalhava, quando eu estava em casa me comunicaram qeu a empresa tinha fechado, ea empresa fechou e eu não recebi nada nem a certeira deram baicha ainda e meu salario esta atrasado até hoje desde 05/09/10, quais são os meus direitos?
    desde ja obrigado

    cleberson batista
    17/01/11 às 2:03 pm
  70. Sofri o acidente enquanto trabalhava e estou afastado pelo inss, quando retornar posso escolher o setor que quero trabalhar?

    ricardo
    13/12/10 às 1:21 pm
  71. Sofri um acidente na empresa onde trabalho, ventilador industrial caiu na minha cabeça, levei treze pontos o ventilador pesa 40 kilos . Mesmo apresentando atestado perdi a cesta básica e justo isso; sofri um acidente na própria empresa e eles tirarem meu benefícios não acho justo. Eu posso pedir indenização a empresa me ajudem .

    Cláudia Borges Rogrigues
    03/12/10 às 8:05 pm
  72. Tenho uma dúvida, se por acaso eu passar mau no trablho e tiver que me ausentar par uma consulta e só retornar no dia seguinté, é obrigatório que eu apresente um atestado médico deste dia?

    MICHAEL
    24/11/10 às 11:27 am
  73. bom,sofri um acidente de trabalho mas ja retornei ao meu trabalho.Hoje estou no meu periudo de estabilidade,pos esta empresa houver a mudança do seu cnpj e a razão social do supermercado e por isso teve que esta dando baixa nas carteiras de seus funcionarios porem a minha não pode ser dado baixa,mas eu não quero permanecer neste trabalho mais como esta empresa nao existe mas e existe outra empresa agora eles alegam que eu so posso sair da empresa se eu pedir conta e perder todos os meus direitos depois de ter mais de 3 anos de trabalho e não aceita dar baixa na minha carteira como foi feita com os dos outros funcionarios por esta neste periudo.Ate falei que assinava um termo de responsabilidade de nao esta colocando a empresa na justiça,so quero sair da empresa,mas com os meus direitos.
    N.V.ES
    RENATA GOMES DE SA

    renata gomes de sa
    24/10/10 às 7:36 pm
  74. sofri um acidente de trabalho , fui contaminada com secreçoes de um paciente HIV, estou tomando medicaçoes que me fazem passar mal, quero saber se tenho alguma estabilidade no meu emprego ja que sou regida pela ?

    Lucilene Rodrigues
    19/10/10 às 4:22 pm
  75. ola boa noite.
    estive 2 meses e meio de seguro por acidente de trabalho.no dia que ia voltar a trabalhar ja nao peguei ao serviço por ter sido despedido por ter terminado o comtrato.
    agora nao estou nem no seguro nem a trabalhar mas ainda tenho dores as mesmas no qual eu tive no seguro de trabalho.
    que posso eu fazer????posso processar a empresa????
    quem tem a responsabilidade para comtinuar a ser tratado a empresa ou a companhia de seguros????

    agradecia que me podessem ajudar.
    obrigado

    bruno
    08/10/10 às 11:28 pm
  76. Boa tarde eu estava dentro da clinica onde trabalho e escureguei com o chao molhado e torci o pe ja tem 8 dias que estou com o pe engessado, o medico mandou fazer fisioterapia o que tenho direito diante disso, ja peguei o CAT agora eu fico afastado do trabalho e ? e olha que estav cumprindo aviso pois me colocaram para forar por um simples motivo. aguardo resposta e URGENTE!

    Endy Matos
    30/09/10 às 4:52 pm
  77. estou de atestado por 60 dias por ter sofrido 1 acidente de trabalho. quais os meus direitos de estabilidade de volta ao serviço.

    expedito l. n. filho
    20/09/10 às 9:54 pm
  78. Adiquiri problema de coluna no hotel em que trabalhei 2anos e sete meses por ser ser obrigada a limpar 24 quartos por dia fiquei um mês encostada pelo inss,retornei ao trabalho e com dois dias me demitiram,quero saber quais são meus direitos.

    nety
    20/09/10 às 10:53 am
  79. Boa tarde,
    sofri um acidente quando voltava de uma viagem de trabalho, porém, trabalhei ainda mais um ano após o acidetne sentindo dores e por ultimo, descobri que sofri uma lesão no ombro devido o acidente, estou em tratamento, vou fazer uma cirurgia para correção do problema, tenho tido muitos gastos com remédios e outros que virão após a cirurgia, como estou sem receber salário, pois devido a greve do inss ainda não passei na pericia, embora esteja sem trabalhar desde final de abril e sem receber salário desdde o mês de julho. gostaria de saber se a empresa tem alguma responsabilidade sobre esses custos que venho tendo devido ao acidente (remédios, tipóia para pós cirurgico, transporte, etc).
    Obrigada,
    Edina

    Edina Rodrigues de Lima
    01/09/10 às 7:02 pm
  80. me fraturei o ombro acredito que esta fora do lugar eu sinto o osso estralar quando faço força e meu trabalho exige força .

    Diego Mieres
    19/08/10 às 11:05 am
  81. Sofri um acidente estou afastada pelo inss.Meu patrão pode me mandar embora com quanto tempo de serviço depois que eu voltar a trabalhar.

    valdete
    11/08/10 às 12:38 am
  82. fiquei afastada por 30 dias no inss(pressão alta),retornei ao trabalho e depois de 10 dias comecei a passar mau,e meu médico me deu mais 10 dias de atestado,só que a empresa não quer aceitar por eu ter ficado afastada eles disseram eu tenho que ver no inss,isso é correto?

    LAURA
    10/08/10 às 1:45 pm
  83. olá boa tarde,pois bem começei a trabalhar numa escola serviço tercerizado de merendeira e serviços gerais cozinhava lavava e servia uns 800 alunos por dia,fui despedida depois de 11 meses trabalhando com dores no ombro por fazer movimento repetitivo fui ao médico esse més contatou enflamação no ombro direito nem consigo dormir de tantas dores .depois de 7 mese eu consigo encostar pelo inss? me ajudem pois consegui um novo emprego e consegui apenas trabalhar 3 dias pois a dor é muito forte a firma em que eu trabalhei era coan serviços e alimentações desde ja muito obrigada

    edilaine alves barros
    20/07/10 às 3:38 pm
  84. Eu caí num degrau quando estava em serviço.
    Fraturei o ombro e o antebraço esquerdo.
    Estava a trabalhar em
    lagos com guia de marcha.
    Descoquei me na minha viatura para
    lisboa, casa mãe.
    Que direitos tenho eu?
    Tenho direito a receber o ordenado que tinha em
    lagos?
    Obriagado

    Isa Martins
    27/06/10 às 6:47 pm
  85. Meu esposo sofreu um acidente trabalhando onde prendeu amão na injetora de plastico, sua mão foi esmagada.
    no dia do acidente o mesmo estava operando tres maquinas e esse fato acabou favorecendo o acontecido.
    depois de cinco cirurgias sua mao foi recontituida,foram retirados tendões das duas pernas p/ colocar na mão.
    gostaria de saber quais são os direitos dele. Qais as obrigaçoes que o patrão dele tem p/ com ele. E se ele tem direito a indenização.

    Lurdes Alcantara
    24/06/10 às 10:13 pm
  86. Trabalho em uma farmácia e sofri acidente de trabalho. Após dois dias de afastamento a filial em que eu trabalhava fechou.Estive afastada por 2 mêses, e sei de meu direito á estabilidade de 12 mêses, mas minha pergunta é: Quais meus direitos qto á essa recolocação de local de trabalho? Tenho direito á exigir uma filial próxima de onde eu trabalhava e mesmo horário, ou tenho que aceitar para onde me mandarem???

    Carla
    19/06/10 às 11:50 am
  87. aki fiquei doente dia 20 de agosto de 2009 tive enternada varias vezes tive atestado e mesmo assim a empresa sabia que estava esperando resultado de resonacia maguinetica e estava com depresao profunda e mesmo assim a empresa mim mandou embora o resultado da resonacia saiu deu emframaçao no lado esquerdo da faces eu estou tomando muito remedio elem de remedios cotrolado por causo da depressao e o nss recusou meu direito a o benificio o que eu faço em estou em tratamemto gastando muito

    rosana de jesus matos
    03/12/09 às 9:58 am
  88. sofri um acidente de moto em julho de 2009 a caminho do trabalho e quebrei a mão. meu benefício encerrou dia 01/12/2009, mas a empresa fechou a filial da minha região e demitiu todos dia 31/10/2009, faltando somente eu, pois estava de atestado até 01/12. Agora quais os meus direitos? Tenho que cumprir aviso?

    SANTIAGO
    02/12/09 às 9:14 am
  89. Quando um funcionário é afastado por 15 dias decorrente de acidente de Trabalho quais as obrigações da empresa para com esse empregado?

    Rita
    25/10/09 às 1:13 pm
  90. fui atropelada dia 27 de março de 2008 chegando na empresa que trabalhava. Tive sequelas fisicas e neurologicas e ainda estou em tratamento. Fui demitida dia 2 de outubro de 2009. Quais meu direitos?

    Jacira
    04/10/09 às 5:40 am
  91. Ao retornar do acidente de trabalho foi transferida para uma escola de difícil acesso e muito longe de tudo, longe da minha moradia e escola da minha filha de 8 anos.Gostaria de saber se a estabilidade de 12 meses que tenho direito é só de pernanecer no serviço ou se eu tenho direito de ficar no mesmo cargo que eu ocupava. Acho que fizeram isso para me forçar a pedir as contas, pois sabem que não tenho como levar ou pegar minha filha trabalhando em um lugar tão distante.

    Patricia
    16/09/09 às 5:20 pm

X
Curta a página